Curso para gestantes do Hospital 5 de Outubro esclarece dúvidas de usuárias

Buscando tornar o período gestacional das usuárias mais tranquilo, o Hospital 5 de Outubro, gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Médica e Hospitalar, em Canaã dos Carajás (PA), promove, trimestralmente, de forma gratuita o curso “Amor de Mãe”. O objetivo é sanar as dúvidas mais frequentes sobre a gravidez, como parto, pós-parto, cuidados com o recém-nascido e vacinas, alimentação da gestante, amamentação exclusiva e alterações emocionais.

A programação conta com a realização de palestras de diversos profissionais da área de saúde, que são: obstetra, psicóloga, fonoaudióloga, pediatra, enfermeira e nutricionista. 

Segundo a fonoaudióloga do HCO Sidna Aguiar, o curso acontece por meio de uma roda de conversa para deixar as grávidas à vontade para expor suas perguntas, ansiedades e compartilharem suas experiências com as outras participantes. Ela também explica que algo bastante relevante e que é compartilhado com as gestantes, são as dicas sobre a amamentação. “Eu abordo sobre o manejo, boa pega para que o ato de amamentar seja o mais prazeroso possível para elas”, relatou.

Participando pela primeira vez desse tipo de programação, a recepcionista, Cleidieni de Assunção, relatou que o curso esclareceu as dúvidas, tirou alguns medos, apesar dela já ser ter sido mãe. Os assuntos sobre o aleitamento materno e o parto foram os que chamaram mais a sua atenção. “O curso foi excepcional, como tem aquele medo de machucar os seios, devido a criança não pegar de primeira, fiquei atenta à palestra sobre a amamentação, pois considero primordial. Em relação à palestra do pediatra, gostei bastante também, perguntei o mito que a secreção do parto pode causar alguma doença no bebê”, disse. 

Além do curso, o Hospital ainda oferece para as usuárias gestantes o agendamento prévio de todas as consultas de pré-natal e as primeiras do bebê quando nasce, até um ano de vida. Outra atividade que o HCO promove é a visita ao centro cirúrgico, para que as futuras mamães se sintam mais seguras. Lá elas conhecem a infraestrutura das salas cirúrgicas e como serão cuidadas durante o parto.  

Desde o inicio do ano de 2018 até o momento, mais de 300 partos já foram realizados na Unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde