Campanha de higienização das mãos mobiliza Hospital Galileu em Belém

Um ato básico e diário, porém de importância fundamental é a lavagem das mãos. Quando se trata do ambiente hospitalar, a correta higienização das mãos pode ser a diferença para ter uma baixa taxa de infecção hospitalar. Para reforçar a importância deste ato antes e após o contato com os pacientes, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), promoveu uma ação lúdica em todos os setores da área assistencial da unidade, na quarta-feira, 28/11.

A ação contou com um carro portátil de lavagem das mãos, em que os colaboradores eram convidados a demonstrar se sabiam lavar as mãos corretamente. O enfermeiro do Centro Cirúrgico, Daniel Gomes, participou da brincadeira, lavou as mãos corretamente, ganhou brinde e elogiou os treinamentos realizados na unidade.

“Temos treinamento constantemente aqui no Hospital, o que é muito bom. Mas, quando a gente recebe uma ação como essa, in loco no seu ambiente de trabalho e apresenta uma estratégia diferente, com certeza a adesão é muito maior e traz uma conscientização muito maior também”, afirmou.

O enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Diego Santos, foi quem repassou as informações para os colaboradores. Diego falou sobre os cinco momentos da correta higienização das mãos: antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluídos corporais; após contato com o paciente; e após contato com as áreas próximas ao paciente.

“A gente percebe que o lúdico atrai, as informações acabam sendo repassadas de uma forma mais leve e por isso tende a ter uma adesão maior por parte das pessoas. E o que nós buscamos sempre é reforçar com todos os colaboradores a importância da higienização e de aderir as práticas de controle”, explicou Diego Santos.

Lúdico

O carro portátil de higienização das mãos foi todo construído pela equipe de Manutenção com materiais inservíveis da Unidade, como bombonas de plástico, pia e material em MDF. O carro chamava a atenção das pessoas por onde passava e atraía a equipe para participar da ação. A técnica de enfermagem, Maria Icleia Lobato Sacramento, participou da iniciativa e falou sobre a importância de momentos como esse para a equipe da assistência. “A gente busca sempre se aprimorar. Então, ter uma ação como essa é ótimo para reforçar a importância de algo que fazemos todos os dias, mas que tem uma importância muito grande”, disse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde