Hospital Bom Pastor realiza treinamento sobre a doença trofoblástica gestacional

A doença trofoblástica gestacional foi tema de treinamento no Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), no dia 19/11. Mary Medeiros Britto, coordenadora de Vigilância do Câncer da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA), foi a palestrante do evento, que reuniu os enfermeiros da Unidade.

Os  participantes foram orientados sobre os cuidados médicos e de enfermagem em pacientes com suspeitas da doença, que devem ser encaminhados à Unidade de Oncologia (UNACON) para um acompanhamento rigoroso.

Sobre a doença

Segundo o Instituto Oncoguia, o tipo mais comum da doença é a mola hidatiforme, mais conhecida como gravidez molar. A maioria das mulheres é diagnosticada precocemente com a realização de exames de sangue e ultrassom no início da gravidez. Alguns dos sintomas incluem sangramento vaginal, anemia, inchaço abdominal e cistos ovarianos.

As outras formas da doença trofoblástica gestacional são a mola invasiva, coriocarcinoma, tumor trofoblástico de localização placentária e tumor trofoblástico epitelioide.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde