Serviço social do HMMC complementa atendimento médico

Quando o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), construído pela Prefeitura, no distrito de Brás Cubas foi planejado, a meta era oferecer aos pacientes um acolhimento humanizado em conjunto com a alta resolutividade das doenças. Para atender essa premissa, de maneira eficiente e com  tratamento adequado, o hospital contratou médicos, enfermeiros, equipe administrativa e adquiriu equipamentos modernos. Em seis meses de funcionamento (de 30 junho a 31 de dezembro), o HMMC realizou mais de 81 mil atendimentos.

A unidade investiu no treinamento constante dos colaboradores e incluiu o serviço social como parte integrante do processo de acolhimento. No Hospital, a assistente social aborda os pacientes e acompanhantes de forma bastante ativa, já nas recepção. O objetivo é conhecer, verificar possíveis necessidades e escutar todos que utilizam o hospital. Essa medida, de incluir o serviço social como parte complementar do atendimento médico tem sido um dos principais fatores que diferenciam o HMMC e possibilitam a manutenção do alto nível de satisfação (98%, segundo os dados da Pesquisa de Satisfação do Serviço de Apoio ao Usuário). 

“Precisamos garantir o direito do paciente. Fazemos este eixo entre o usuário e o fornecedor do serviço”, disse a assistente social Eliana Ribeiro de Souza.

Em 2014, o serviço social do Hospital Municipal realizou 333 atendimentos, uma média de 50 pacientes por mês, quase dois por dia. Em janeiro, até o dia 27, já foram 51. “O atendimento é feito para diversos perfis sociais. Há casos como um paciente que necessita de um aparelho auditivo e não possuí condições de comprá-lo ou um acompanhante que busca orientações sobre cursos de cuidadores de idosos”, exemplificou Eliana. Nos casos citados, a paciente foi encaminhada à Defensoria Pública e o acompanhante recebeu informações sobre cursos gratuitos oferecidos na cidade.
 

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