Pró-Saúde realiza o 1º Encontro de Líderes de Voluntariado

A Diretoria de Relações Institucionais e de Filantropia da Pró-Saúde promoveu, nos dias 21 e 22/11, o 1º Encontro de Líderes de Voluntariado, na Sede Administrativa, em São Paulo (SP). O evento reuniu os diretores Hospitalares e os responsáveis pelas ações de voluntariado nos hospitais pela entidade em todo o País.

A abertura foi conduzida pelo presidente da Pró-Saúde, Dom Eurico dos Santos Veloso, e pelo primeiro vice-presidente, padre Antônio Robson Gonçalves. Wanessa Portugal, diretora Executiva-Geral da entidade, participou da cerimônia.

Da esq. para dir.: Regina Victorino, gerente de Filantropia; Aline Rosa, da Cruz Vermelha Brasileira; e Dom Eurico dos Santos Veloso, presidente da Pró-Saúde.

 

No primeiro dia, foram realizadas quatro apresentações. Aline Rosa, da Cruz Vermelha Brasileira, abordou o Histórico do Trabalho Voluntário no Brasil. Marina Cassarino, do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), apresentou a coordenação de Voluntários na Área da Saúde. No período da tarde, Michel Freller, da Criando Consultoria, explicou Como Captar e Manter Voluntários. Elza Sartorelli, do Narizes de Plantão, contou a sua experiência pessoal como voluntária e realizou uma dinâmica com todos os participantes.

No segundo dia do evento, a programação foi voltada ao trabalho humanizado que é desenvolvido pelas Unidades. As áreas corporativas de Administração de Pessoal, Contábil e Jurídico apresentaram os fluxos do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde. Na sequência, representantes dos hospitais mostraram as ações promovidas pelos voluntários. Nos dois dias aconteceram sorteios de brindes simbólicos com peças confeccionadas por usuários da UNICAFISIO, de Mogi das Cruzes (SP), especialmente para o evento.

 

Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC)

 

A gestão da Filantropia abordou a importância da troca de experiências entre os participantes. Regina Victorino, gerente de Filantropia, também ressaltou a iniciativa da Diretoria em promover o 1º Encontro de Líderes de Voluntariado e o excelente trabalho que é desenvolvido pelas Unidades com os voluntários.

No final do evento, foram distribuídos tsurus, uma ave sagrada do Japão, que simboliza saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna, sendo assim um símbolo para grandes benefícios. Inicialmente, o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, sendo utilizado para enfeitar o quarto de crianças. Os tsurus estavam pendurados em uma árvore e continham mensagens.

 

Equipe de Voluntariado reunida com Elza Sartorelli, do Narizes de Plantão.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde