Hospital 5 de Outubro alerta colaboradores para prevenção do câncer de próstata

Em alusão ao Novembro Azul, orientações para uma vida saudável quanto a prevenção ao câncer de próstata foram aplicadas para os colaboradores do Hospital 5 de Outubro (HCO), localizado em Canaã dos Carajás (PA), que é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

A ação educativa alertou os participantes sobre a importância da realização de exames para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio de um bate-papo descontraído nos diversos setores da instituição. A iniciativa da abordagem foi realizada pelos integrantes do projeto “Cuidar de quem Cuida” do HCO que, também, buscou enfatizar sobre a importância de manter uma alimentação saudável, evitar o fumo, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico. 

“O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades neste mês, sendo dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização à respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata para o controle e cura da doença”, explicou a enfermeira da Unidade, Kelciane Rodrigues.

Durante a programação, o técnico em Segurança do Trabalho Júnior, Edson Nascimento, pontuou sobre a importância dos homens realizarem os exames periódicos. “A maior barreira para realizar os exames ainda é o preconceito, pois o exame de toque retal é invasivo e muitos homens se sentem constrangidos e não fazem”, comenta.

Para o técnico em Segurança do trabalho do HCO, Jairo Castro, a ação foi de grande valia. “A iniciativa, além de distribuir conhecimentos para os colaboradores, estimulou que os mesmos levassem a informação aos familiares”, disse o profissional. 

Sobre o HCO

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, ultrassonografia, mamografia, radiologia, eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde