Novembro Azul: Saúde do homem é tema de palestra no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), participaram de bate-papo sobre a prevenção do câncer de próstata. A ação atrelada ao Programa Qualidade de Vida do Colaborador, aconteceu na tarde desta terça-feira (13/11), no auditório da instituição.

Convidado pelo hospital, o clínico geral Jorge Miranda falou da importância da prática de atividade física associada à alimentação saudável e sobre o benefício do diagnóstico precoce, visitando com frequência um especialista. 
“Fatores de riscos, como histórico da doença na família, principalmente envolvendo pai e irmão deve ser observado. Nestas situações, é recomendado ir ao urologista e realizar os exames a partir dos 40 anos”, disse o médico. 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás do câncer de pele não-melanona. A afirmação é do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Segundo o INCA, pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de adquirir a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto nos fatores genéticos (hereditários) quanto nos hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias. 

Atento às orientações, o auxiliar de coleta do hospital, Gilvan Santiago de Souza, 35 anos, contou que o pai faleceu por conta do câncer de próstata e quando descobriu, a doença estava bem avançada. “Meu pai chegou a fazer o procedimento cirúrgico, mas já era tarde demais. Procuro sempre me informar sobre o assunto e vou ao médico com mais frequência”, disse.

A Campanha Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde