Primeiros brigadistas são empossados no Hospital-Materno Infantil de Barcarena

O Hospital-Materno Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), localizado em Barcarena (PA), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, formou a primeira turma de Brigada de Incêndio. A cerimônia de posse foi realizada em 31/10. 

Para a capacitação destes brigadistas foi realizado o curso de Formação de Brigada de Incêndio, nível intermediário, com carga horário de 20h, conforme a NBR 14.276 e IT 17 do CBM PA, no período de 26 e 28 de setembro, envolvendo a teoria e prática. O conteúdo programático contou com os seguintes temas: requisitos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparação para atuar na prevenção e combate de incêndio, abandono da área e primeiros-socorros. Um dos aspectos pontuados no curso foi proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente. 

Durante a cerimônia de posse, Wanessa Nobre, nutricionista clínica do HMIB, falou sobre a importância do curso de Brigadista para carreira profissional e ainda que favoreceu a inserir este conhecimento no currículo. “Foi muito importante esse entendimento da direção do Hospital de oferecer a formação de brigadista antes do hospital ser inaugurado. Aprendemos bastante. Espero que não precisemos, mas em caso de algum acionamento, estamos preparados”, conta.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde