Hospital 5 de Outubro promove treinamento para atendimento humanizado | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Hospital 5 de Outubro promove treinamento para atendimento humanizado

05/11/2018

Hospital 5 de Outubro promove treinamento para atendimento humanizado

No propósito de aumentar a percepção na qualidade do atendimento humanizado pelos usuários do Hospital 5 de Outubro, localizado em Canaã dos Carajás (PA), foi promovido o treinamento “Atendimento Humanizado” para os colaboradores. Essa ação foi realizada pelos setores de Gestão de Pessoas e Comissão de Humanização, atendendo ao Planejamento Estratégico da Unidade, gerido pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar.

A programação contou com informações relacionadas à importância de evitar desgastes emocionais por parte de pacientes quando hospitalizados, aumento na percepção no atendimento humanizado de forma acolhedora e resolutiva – baseada em critérios de risco, valorização do trabalho na saúde, fidelização de clientes, estabelecimento do clima de bem estar e harmonia entre os colaboradores. Também foram aplicados temas sobre “O que é importante para a experiência do paciente?” e “O que o paciente espera de nós, o processo do adoecer e empatia”. 

De acordo com o analista de Gestão de Pessoas, Patrícia Dias, que ministrou o treinamento, a capacitação ocorreu em cinco momentos para atender todos os turnos da Unidade e garantir um bom alcance quanto à aplicação do assunto ao maior número de profissionais. Ela explica que, como forma de despertar a atenção dos participantes, foi aplicada uma apresentação teatral para melhor compreensão de situações consideradas desumanas em um Pronto Socorro. “Após o teatro, foi discutido com os participantes onde estavam os erros do atendimento. Foi possível perceber uma interação e descontração ao falar deste tema, emergindo durante o treinamento relatos de experiências vividas por cada um”, explica. 

“O treinamento sempre será importante para que todos os envolvidos possam estar alinhados com práticas e atitudes que, de fato, envolvam a humanização em todas as etapas do atendimento, pois aprendemos somente nos colocando no lugar do outro. Assim, poderemos oferecer um atendimento de qualidade, com as atitudes e práticas corretas de humanização”, conta o participante e coordenador de TI do Hospital, Ronan Faccio Damasceno.

Segundo Kelciane Coura, enfermeira do HCO, as expectativas sobre o treinamento foram mais do que superadas, pois proporcionou o envolvimento de diversos setores. “Foi uma oportunidade de despertarmos reflexões importantes, sobre como nós profissionais agimos no cotidiano. Às vezes até sem perceber, possibilitou a integração entre as pessoas de forma mágica e divertida. De modo geral os colaboradores saíram de lá mais humanizados e cientes”, conta. 

 

+ Notícias

18/01/2018 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2018 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2018 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2018 - Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2018 - Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2018 - Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2018 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2018 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso

07/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza formatura de ABC para paciente internado no Centro de Tratamento de Queimados

02/01/2018 - Mãe e bebê prematuro recebem visita familiar para o Natal no Hospital Materno Infantil de Barcarena

02/01/2019 - Programação Natalina leva esperança e solidariedade para pacientes do HRPT

02/01/2019 - Hospital 5 de Outubro realiza programação musical de Natal

02/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza VI Semana SIPAT