Coren Pará ministra palestra no HPEG

Segurança do paciente tem sido um tema amplamente estudado e discutido nas instituições hospitalares. Por outro lado, o assunto agrega outras abordagens importantes a respeito da responsabilidade dos profissionais de saúde em diversos âmbitos. Para trazer novos esclarecimentos aos profissionais de enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren – Pará) promoveu, esta semana, a palestra “Responsabilidades éticas, civil e criminal do profissional de enfermagem”, para os colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Ananindeua (PA).

A palestra contou com a participação de 20 colaboradores. Em sua apresentação, a palestrante Débora Pauxis, procuradora autárquica do Coren Pará ressaltou a importância dos profissionais conhecerem os conceitos sobre ética profissional aplicada à profissão de técnico, auxiliar ou enfermeiro, uma vez que esse conjunto de normas de conduta deve ser posto em prática no dia-a-dia dos profissionais. “Essa ação de ampliar conhecimentos é reguladora das questões éticas, que acabam incorporadas ao exercício profissional”, afirma.

Além disso, ela destacou a importância dos profissionais conhecerem todos os protocolos internos de segurança adotados pela sua instituição e fazerem checagens periódicas de cumprimento à risca desses protocolos.

A palestra também abordou temas como o assédio moral e outros problemas frequentes na jornada de trabalho dos profissionais e enfermagem e formas de lidar com essas questões em âmbito administrativo e, quando necessário, na esfera judicial.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde