Pró-Saúde realiza o 8º Seminário de Educação Infantil

Na última sexta-feira (26/10), o Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Rita recebeu o 8º Seminário de Educação Infantil. O evento reuniu profissionais dos quatro CEIs administrados pela Pró-Saúde na Zona Leste de São Paulo. O Seminário foi composto por palestras, apresentações musicais e oficinas práticas.

O Padre Antônio Robson Gonçalves, 1º vice-presidente da Pró-Saúde, prestigiou o evento e realizou um discurso aos participantes. “Nosso Seminário já é uma atividade consolidada e uma das principais ações do ano letivo. Um projeto que potencializa os saberes e contribui com a prática educativa, privilegiando a docência compartilhada e a qualidade do atendimento na construção de um trabalho coerente, coletivo e de qualidade”, destacou.

Regina Victorino e Valdirene Carrera, respectivamente gerente de Filantropia e coordenadora de Filantropia, também estiveram presentes no Seminário. Regina promoveu a abertura oficial do evento.

Roberta Cunha Moura, formadora dos Coordenadores Pedagógicos de Educação Infantil da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Ensino de Guaianazes (DRE-G), comentou sobre a importância do evento. “Cada momento formativo é capaz de agregar conhecimento e modificar os fazeres. Por isso, gostaria de parabenizar a Pró-Saúde pela iniciativa e dizer que a DRE valoriza e está sempre pronta para participar e compartilhar experiências e aprendizados”, disse.

A primeira palestra do dia foi apresentada por Divani Albuquerque Nunes, pedagoga e consultora do MEC no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e abordou o tema “Olhares Cotidianos: Um caminho para a reconstrução do conhecimento”. A palestrante promoveu diversas dinâmicas com os participantes.

O período da tarde foi dedicado para a realização de Oficinas com os temas: Brincadeiras e Culturas (João Luiz Martins); Contação de Histórias (Ronnie Corazza); Linguagem Musical (Thais Helena Ramaccioti); Materiais heurísticos e possibilidades (Elaine David Pires); e Protagonismo Infantil (Lucileny Débora Amorim).

As atividades foram pensadas para ampliar os conhecimentos já aplicados no dia a dia da escola, possibilitando aos profissionais uma nova ótica sobre as técnicas desenvolvidas, oferendo para as crianças novos repertórios e colocando-as como protagonistas na construção e produção do saber.

As equipes das unidades Jardim São Jorge, Santa Rita, Lageado e Jardim Eliane realizaram apresentações culturais de música e de dança. A representatividade dos povos indígenas e dos negros foi destacada.

A primeira edição do Seminário de Educação Infantil ocorreu em 2009 no CEI Lageado.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde