Crianças internadas participam do I Encontro de Escritores da Classe Hospitalar do Hospital Metropolitano | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Crianças internadas participam do I Encontro de Escritores da Classe Hospitalar do Hospital Metropolitano

31/10/2018

Crianças internadas participam do I Encontro de Escritores da Classe Hospitalar do Hospital Metropolitano

Os pequenos pacientes da Pediatria do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), tiveram na sexta-feira, 26/10, uma manhã especial para guardar na memória. Eles participaram do I Encontro de Escritores Paraenses da Classe Hospitalar do HMUE e seus olhares curiosos já evidenciavam a expectativa de conversar sobre literatura infantil e conhecer pessoalmente os autores que, antes, só ouviam falar. 

O encontro contou com a presença do escritor Daniel da Rocha Leite, que atualmente mora em Portugal, mas está de passagem por Belém (PA).  Ansiosamente aguardado pelas crianças, Daniel foi homenageado por elas, pois o seu livro “A menina árvore” foi a obra escolhida e está sendo trabalhada pela Classe Hospitalar do HMUE este ano. Também prestigiaram o evento o escritor Juracir Siqueira, a cantora Cris Rodrigues, compositora da música do livro; e Maciste Costa, ilustrador da obra.

No hall da Pediatria, foi exposto um varal com os trabalhos feitos pelas crianças e um vídeo das atividades desenvolvidas a partir do livro “A menina árvore”. O momento teve ainda a música do livro foi representada em dança. Além disso, o autor foi presenteado com um estandarte feito pela Classe Hospitalar, entregue pelo diretor Geral do HMUE, Itamar Monteiro. 

“Pura emoção. Não tem outra definição para o que senti aqui. Uma obra de arte é sempre feita pela perspectiva de um coletivo; um livro, por exemplo, só se compõe com o sentido do outro. Foi um momento de grande partilha, tão mágico para mim quanto para eles”, declarou Daniel da Rocha Leite, destacando que nunca viveu um momento assim antes. “Ver um trabalho tão especial que possibilita que crianças internadas saiam do campo da dor e do sofrimento pela educação e pela leitura e ainda com a ajuda de um livro meu, é algo único; é vivenciar que, sim, o afeto cura, o cuidado cura e nesse processo a leitura é um grande abraço”, completou. 

Isabela Carvalho, mãe da pequena Ysabelle, de 6 anos, contou que a Classe Hospitalar tem sido uma motivação para filha internada há uma semana. “Todos os dias ela acorda ansiosa para ir para a escolinha, as atividades a deixam mais motivada. Ela gosta muito ler e esse projeto com os escritores estimula ainda mais o gosto pela leitura”.

Vivências educativas no ambiente hospitalar

I Encontro de Escritores Paraenses faz parte do projeto anual da Classe Escolar. Este ano, baseado na literatura infantil de Daniel, o tema do projeto é “Acorda para o sonho”. As atividades com o livro “A menina árvore”, que conta a história de uma menina que acorda para sonhar, são desenvolvidas com a construção do sonho da menina ao longo do ano letivo. 

Para a coordenadora da Classe Hospitalar, Ilma Gomes, “o encontro, como parte do projeto, incentiva o interesse pela literatura ao conhecer os escritores de perto, proporciona a troca de mais conhecimento e dá aos alunos a oportunidade de vivenciar essa experiência enriquecedora, que depois poderão contar quando voltarem ao convívio escolar”, destacou.

O diretor Geral do Hospital Metropolitano, Itamar Monteiro, ressaltou que “o objetivo do Hospital é promover uma saúde de qualidade para as crianças internadas e este trabalho educacional, com a continuidade dos estudos durante o período de internação, está sendo muito positivo e reflete na recuperação dos pacientes. Não canso de agradecer e parabenizar os profissionais da Classe Hospitalar pelo compromisso e dedicação com as nossas crianças”, disse.

Educação especializada

Implantada em 2009, a Classe Hospitalar do Hospital Metropolitano, gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, oferece atendimento educacional e assessoramento pedagógico aos pacientes internados na Clínica Pediátrica. São aulas multisseriadas para atender o perfil diferente de cada aluno. Entre os diferenciais está o auxílio em uma temática atual. Os alunos são matriculados normalmente, e cada um será avaliado por meio de relatórios individuais.

São trabalhados o Ciclo I e Clico II do Ensino Fundamental, com abordagem a diversas áreas de conhecimento como raciocínio lógico matemático, o estudo da sociedade, códigos e linguagens.

 

+ Notícias

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso