Equipe multiprofissional do Hospital de Urgência e Emergência participa de capacitação sobre doação de órgãos

Enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos do Hospital de Urgência e Emergência , em Vitória (ES), participaram de um treinamento interno sobre a abordagem familiar adequada no momento de verificar a intenção de doação de órgãos. A capacitação aconteceu nesta quarta-feira (24), no auditório do hospital.

A segunda etapa do treinamento acontecerá no dia 30 de outubro. Na ocasião, será abordado o processo para doação de córneas.

Convidada pelo hospital para falar sobre o assunto, a enfermeira Fabíola Gobbi Wasem Feu, abordou sobre a importância de desconstruir os mitos e inverdades sobre a doação de órgãos durante a entrevista familiar. “O objetivo da entrevista é dar oportunidade à família de transformar a tragédia de perda do entre querido em um ato nobre de doação. Durante a abordagem, o profissional precisa estar seguro e com todas as informações necessárias sobre o processo de doação de órgãos”, destacou.

No Hospital Hospital de Urgência e Emergência , a Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) realiza ações educativas nas Recepções, com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de conversar com a família e sinalizar o desejo de ser um doador de órgãos.

“Segundo a legislação brasileira, é indispensável o consentimento e a autorização da família para a doação ser efetivada”, explicou Suellen Stein Gatti, enfermeira da CIHDOTT.

O diretor Assistencial do hospital, Rosialdo Lobato, acrescentou que as capacitações realizadas na unidade hospitalar têm como objetivo despertar a atenção dos profissionais quanto a humanização e acolhimento durante um momento tão delicado para família doadora. “É o exercício de empatia associado à informação. Durante o ano, vários encontros são realizados, com intenção de preparar os profissionais para lidar com todas as situações, durante o processo de doação”, disse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde