Farmacêuticos dos Hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro participam de curso sobre cuidados com a asma

Os profissionais da área de Farmácia dos Hospitais Yutaka Takeda (HYT) e 5 de Outubro (HCO), localizados em Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA), geridas pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, tiveram a oportunidade de participar do curso “Cuidados Farmacêuticos em Asma”, no dia 18/10.

A ação foi ministrada pela farmacêutica do Conselho Federal de Farmácia, Josélia Frade, sendo que a programação foi dividida em partes teórica e prática. O primeiro momento contou com a abordagem sobre a asma e seus agravos, discussão de casos clínicos e, em seguida, foram utilizados dispositivos inalatórios para tratamento da doença, que garantiu um melhor entendimento da forma de manuseio por parte dos participantes. 

A participação dos farmacêuticos nesta oportunidade permitiu que eles adquirissem o conhecimento sobre a importância do uso de medicamentos anti-inflamatórios por via inalatória, o que garante o controle da doença. Os participantes também obtiveram dicas e orientações sobre a forma de conduzir os pacientes asmáticos internados e após o recebimento de alta hospitalar.

Este curso teve o propósito de desenvolver ações efetivas para o controle da asma que, nas últimas décadas, houve um aumento quanto ao impacto na saúde na população, de acordo com informações passadas por Josélia. Ela também pontuou que, atualmente, é uma doença que atinge todas as idades, principalmente os primeiros anos de vida, sendo que cerca de 50% dos casos são desenvolvidos até os dez anos de idade. Já na fase adulta, a profissional considera como um risco maior na persistência dos sintomas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde