Ações educativas e de prevenção marcam o Outubro Rosa no Hospital Regional da Transamazônica

Ações de conscientização e sensibilização para a prevenção ao câncer de mama foram aplicadas para os colaboradores, usuários e acompanhantes do Hospital Regional da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), em alusão ao mês da campanha Outubro Rosa que tem abrangência nacional. 

A atividade foi promovida pelo grupo de trabalho de Humanização da Unidade, gerida pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, que contou com a parceria do Núcleo de Estudo de Pesquisa, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e setor Ambulatorial.

No dia 19/10, foi promovida uma roda de conversa com 20 participantes – incluindo acompanhantes e usuários, no hall da Clínica Cirúrgica e Pediátrica, para enfatizar a importância do autoexame da mama. A enfermeira do HRPT, Shayne Pinheiro, usou uma mama artificial para explicar detalhadamente como deve ser feito o exame preventivo que garante o diagnóstico precoce. 

Uma equipe multidisciplinar do Hospital, com profissionais da psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia, promoveu uma ação educativa na recepção ambulatorial, no dia 23/10, para o público externo que aguardava para o atendimento em consultas com especialidades médicas. Esta ação contou com a participação de 35 pessoas.

De acordo com a terapeuta Ocupacional do HRPT, Rafaela Rizzi, 95% dos casos com cura é devido o diagnóstico ter sido identificado de forma rápida. “A gente elaborou uma programação para enfatizar a prevenção. Abordamos muito sobre como diagnosticar precocemente, os fatores de risco, hábitos e alimentação saudáveis, conscientização sobre o autoconhecimento da mulher sobre a sua mama, para que assim, possa identificar alguma anormalidade e imediatamente procurar um posto de saúde para um tratamento efetivo”, pontua a profissional. 

Durante todo o mês de outubro, as colaboradoras do HRPT, que tem o perfil do grupo de risco para diagnóstico do câncer de mama, tem a oportunidade de realizar o exame de mamografia com a triagem realizada pelo SESMT.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde