Hospital Municipal realiza primeira doação de córnea

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) registrou a primeira doação de córnea feita por familiares de uma paciente de 60 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e faleceu na manhã desta quinta-feira (18/10). A primeira doação acontece 20 dias após o hospital realizar uma parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), onde pacientes e funcionários tiraram suas dúvidas sobre o procedimento, se cadastraram e receberam o “cartão do doador”. 

Segundo a família, a paciente tinha 60 anos e foi internada na UTI com  diagnóstico de pneumonia. “Tenho certeza que minha mãe gostaria sim de ajudar outras pessoas porque ao longo da vida ela já precisou de transfusão de sangue e conseguiu um doador. É uma forma de retribuir”, disse a filha Keila Freitas Soares.  

Desde setembro, o HMMC vem reforçando o trabalho de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Além disso, a unidade de saúde também melhorou o processo de acionamento da Central de Transplantes do Estado de São Paulo para que seja feita a captação do órgão em caso de paciente com perfil de doação e autorização da família. “Tivemos um treinamento sobre o perfil, já que não é todo paciente da UTI que pode ser um doador. Também fizemos um treinamento sobre como abordar a família quando há um óbito com potencial doação da córnea. É um procedimento que tem que ser feito com agilidade”, explicou a coordenadora da UTI, Samantha da Cruz Ferraz. 

Em Mogi das Cruzes, a Central de Transplantes e da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) tem representantes nos hospitais Luzia de Pinho Melo e Santa Casa. 

Doação

O limite mínimo para ser doador é de 2 anos e o máximo de 80 anos. A doação é feita mediante autorização da família, podendo ser feita em até 6 horas após o óbito para os doadores cadáveres. O receptor também pode ter qualquer idade para ser beneficiado com o transplante de córneas, basta ter indicação cirúrgica de um oftalmologista. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde