Hospital Oncológico Infantil mobiliza colaboradoras no Outubro Rosa

No dia que marca a mobilização internacional para o combate ao câncer de mama, profissionais que atuam no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), participaram de uma palestra sobre formas de prevenção, exames, formas de tratamento da doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres.

A palestra foi apresentada pela médica do trabalho, Gisele Cristina Araújo, que além de números sobre o câncer de mama e demonstrações sobre autoexame, trouxe também informações sobre o câncer de colo do útero, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Com um quadro de profissionais formado por mais de 75% de mulheres, a médica de trabalho na Unidade, reforçou a importância da orientação sobre o assunto. “Depois do câncer de pele não melanoma, são dois dos tipos mais comum de câncer entre mulheres, sendo que na região Norte, o câncer de colo de útero, é o mais comum”, explica a médica da Unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Enfermeira do setor de qualidade do Hospital, Mayara Macedo, reforçou a necessidade de falar sobre o tema com todos os tipos de públicos. “É um momento em que colaboradores de diferentes áreas podem aprender mais sobre esses dois tipos de câncer e onde buscar ajuda caso precisem”, destacou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde