Pró-Saúde promove lançamento de ações atreladas à Pastoral da Saúde no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

O Hospital Estadual Urgência e Emergência, em Vitória (ES), unidade administrada pela Pró-Saúde, foi escolhida pela entidade para o lançamento das atividades atreladas às ações da Pastoral da Saúde. A ideia é levar para pacientes, seus familiares e colaboradores da instituição mais ações alicerçadas na fé cristã.

Na última segunda-feira (15), o superintendente de Atividades Assistenciais da Pró-Saúde, Dom João Bosco Óliver de Faria, se reuniu com os agentes da Pastoral da Saúde que atuam no Hospital de Urgência e Emergência. São fiéis da Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro Jardim da Penha, e da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Jucutuquara. Durante o encontro, Dom João conheceu o trabalho que atualmente é realizado pelos voluntários no hospital.

“Essa é uma oportunidade de conhecer as atividades que são geradas na unidade. Essa mesma atividade que hoje estamos realizando neste hospital será desenvolvida nos demais hospitais administrados pela Pró-Saúde. A ideia é que no futuro possamos compartilhar ações entre as unidades”, contou.

Já o teólogo e assistente da Filantropia da Pró-Saúde,  Lenivaldo Carvalho, acrescentou que a proposta é evidenciar os trabalhos cristãos que são realizados dentro das unidades hospitalares. “A intenção é que o hospital seja visto como uma entidade humana, cristã e espiritual”, afirmou.

A Pastoral da Saúde atua no Hospital Estadual de Urgência e Emergência com 20 voluntários. Uma vez por semana, são realizadas visitas nos leitos. Além disso, missas são celebradas uma vez por mês na capela do hospital. A Pastoral da Saúde é fundamentada nas diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

“Quando saímos de casa, pensamos que vamos levar uma palavra de conforto para os doentes, mas, na verdade, somos nós que recebemos alegria e conforto. Há mais dez anos atuo na Pastoral da Saúde e pretendo continuar servindo por muitos anos”, disse Leda Veiga Carneiro.

O diretor-geral do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Paulo Santos, destacou o engajamento da Pastoral da Saúde na unidade. “Os voluntários disponibilizam seu tempo para oferecer uma assistência solidária, levando uma palavra de conforto e esperança para os mais necessitados”, comentou.

 

Missa de Ação de Graças
 
Na manhã desta terça-feira (16), aconteceu no auditório do hospital uma Missa de Ação de Graças. Na ocasião, os médicos foram homenageados em celebração ao Dia do Médico, que será comemorado no dia 18 de outubro.

Na celebração, Dom João Bosco destacou a importância da virtude da gratidão, da gratuidade, da esperança e do amor ao próximo. “Você nunca vai conseguir avaliar o bem que você faz com o seu trabalho. Somente Deus faz isso por você”, frisou Dom João Bosco.

Na celebração, participaram diretores, médicos e outros profissionais do hospital, voluntários da Pastoral da Saúde e o padre Vandaike Costa Araújo, coordenador da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Vitória. Já a ministração dos cânticos ficou por conta de um grupo de colaboradores do hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde