Oficina de Sensibilização em Aleitamento Materno é realizada no HMIB | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Oficina de Sensibilização em Aleitamento Materno é realizada no HMIB

15/10/2018

Oficina de Sensibilização em Aleitamento Materno é realizada no HMIB

Em busca de um atendimento com excelência, humanizado e capacitação profissional, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), em Barcarena (PA), promoveu a Oficina de Sensibilização em Aleitamento Materno para os colaboradores, ministrada pela equipe da Coordenação Estadual de Saúde da Criança.

Com o intuito de preparar a Unidade, gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, para o credenciamento na iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), os palestrantes abordaram diversos temas importantes para a proteção, apoio e incentivo do aleitamento materno. 

“A proposta da oficina é capacitar os profissionais a trabalharem dentro das normas, critérios e passos que a Unidade precisa seguir. Foi fundamental para este momento termos os profissionais disponíveis para capacitação. Quando capacitamos em um hospital que já está em atividade, a gente não consegue que todos aproveitem o suficiente”, explica a médica sanitarista e coordenadora Estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo.

Durante a Oficina, os colaboradores do HMIB puderam entender melhor os trâmites para o credenciamento, as normas brasileiras de comercialização de alimentos das lactantes, bem como, sobre as normas que protegem o aleitamento materno, eficiência, desenvolvimento e produção do mesmo. 
Outro fator importante neste processo de aprendizagem, são as barreiras de comunicação e a desconstrução de mitos populares, ressalta Ana Cristina. “A gente não sai da faculdade com essa forma de assistência aos usuários, nossa formação acadêmica é muito técnica, esquecemos um pouco o foco de atenção que é o paciente e o bem-estar dele. Citamos o importante vínculo família e bebê para o desenvolvimento dele. A partir dessa mudança de paradigma, os profissionais começam a repensar novas práticas”, explica.

Kalila Rodrigues, colaboradora responsável pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do HMIB, participou deste momento de troca de experiências. Ela conta que essa construção de aprendizagem é bem significativa quando se refere ao conhecimento de vida. “Durante o curso, eu vi que é muito importante a equipe ter paciência ao ensinar as técnicas de amamentação, principalmente quando a mãe não consegue amamentar como foi o meu caso. Quando eu tive meu filho, eu sofri bastante por não conseguir alimentar meu filho e logo o médico passou logo um leite. Se eu tivesse esse curso naquela época tudo seria diferente”, comenta. 

Participaram da Oficina colaboradores de todos os setores do Hospital, o que envolveu enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, equipe do Serviço de Higiene e Limpeza e do Administrativo. “Essa equipe que esteve conosco, veio para capacitar os nossos multiplicadores com relação à iniciativa Hospital Amiga da Criança no sentido de empoderá-los sobre as informações que vão nos levar a adotar as boas práticas relacionadas ao aleitamento materno, paralelo a isso, temos como objetivo a certificação IHAC, e são esses multiplicadores que vão trabalhar os princípios e diretrizes que a gente vai seguir a partir de agora”, exalta a diretora Hospitalar Stéphanie Karenn Valdivia. 

Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a  Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

 

+ Notícias

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso