Hospital Estadual de Urgência e Emergência orienta usuários sobre o autoexame da mama

Enquanto aguardava atendimento no Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), a representante comercial, Patrícia Paulucio, 28 anos, assistiu as orientações sobre a realização do autoexame da mama, parte das atividades da Campanha Outubro Rosa, que acontecem desde o dia 1º de outubro no hospital.

Patrícia, que observava atentamente a apresentação, contou que perdeu a avó por conta do câncer de mama, e por esse motivo, realiza periodicamente o autoexame, além de ir com frequência ao ginecologista. “Eu nem cheguei conhecer minha avó, mas minha mãe contou sobre o processo de tratamento e das dificuldades enfrentadas. O autoexame é algo bem simples de fazer e uma maneira importante de prevenção”, contou.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa em 2018 é o surgimento de aproximadamente 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil. De acordo com o INCA, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

Nos dias 9 e 10 de outubro, a orientação foi destinada para pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento nas recepções do hospital.

Entre os dias 16 e 17 de outubro, a atividade vai acontecer nas unidades de internação (enfermarias) e setores do hospital, voltada para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Além das orientações, colaboradoras do hospital vão participar do Momento Mulher Beleza, em que as mulheres poderão se distrair cuidando do próprio visual, nos dias 17,19, 22 e 25 de outubro. “Esse momento será proporcionado às mulheres com o objetivo de lembrá-las, mesmo que indiretamente, da importância do autocuidado”, afirmou Sabrina Santiago, enfermeira do trabalho do hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde