Hospital Metropolitano apoia os romeiros da grande festa Nazarena do Pará

Poucos dias que antecedem ao Círio de Nazaré, em Belém (PA), os colaboradores do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), já se movimentam para organizar o atendimento aos romeiros durante a procissão, entre os dias 12 e 14/10, em parceria com a Cruz Vermelha.
Na sexta-feira, 12/10, os romeiros poderão contar com apoio de equipe multidisciplinar, que envolve enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, residentes médicos (traumatologistas, geral e ortopedistas) que ficarão posicionados na frente do HMUE, como, também, voluntários de instituições parceiras e Cruz Vermelha para o melhor atendimento. Serão oferecidos serviços de massagem, curativos, e distribuição de água e lanche.
Já na Romaria Fluvial, no dia seguinte da procissão, o atendimento ocorrerá na Balsa de Atendimento Especializado, em que a estrutura será composta com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com dois leitos e 20 macas com suporte de materiais e profissionais para os pacientes. O trajeto da embarcação iniciará pelo Porto Burucutu, localizado no bairro do Telégrafo, com passagem em Icoaraci, Escadinha e finaliza no ponto de partida inicial.

De acordo com a coordenadora de Projetos Sociais da HMUE, Roberta Cardins, considera que poderá haver um aumento de número de romeiros neste ano devido ao feriado. “Considero de extrema importância essa ação do Hospital, pois aproxima a comunidade da Unidade e, também, para que o público entenda que o atendimento não é só em casos de acidentes. E esperamos que os romeiros tenham êxito para atingir a promessa”, explica.

No grande momento da chegada à Basílica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no dia 14/10, a equipe do HMUE estará com posto de atendimento aos romeiros no estacionamento da Caixa Econômica Federal na Avenida Presidente Vargas. 

Início da Parceria

A Unidade de Saúde, gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promove atividades desde 2013, em atendimento aos participantes do Círio de Nazaré devido terem identificado a procura por atendimento àqueles que pagam suas promessas com esforço, fé e persistência. No último ano, foram 157 atendimentos no primeiro de dia de ação da HMUE, em frente ao Hospital e na Romaria Fluvial foram registradas apenas três ocorrências. 

O coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HUME, Leonardo Ramos, mobilizou os profissionais da Unidade e entidades parceiras para abraçar a ação. “Me sinto satisfeito, como paraense, ajudar e contribuir com a principal festa do Estado, acolhendo os romeiros em suas promessas, de forma humanizada que é o que Hospital espera. É uma caminhada de horas e dias e os romeiros precisam melhorar o empenho e conforto para finalizar a procissão. Estou à frente desde o início e sempre saio com uma paz interior, como se tivesse tocado na corda do Círio”, destaca.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde