Hospital Yutaka Takeda estimula a prática sustentável sobre o consumo consciente

Despertar a conscientização nas atitudes das pessoas no cotidiano, em relação à ação do homem ao meio ambiente, despertou sensações ruins e boas aos colaboradores que participaram de um circuito sustentável  promovido pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, na Serra dos Carajás (PA). A ação faz parte da campanha que a Unidade de Saúde promove, todos os anos, para reforçar a importância de preservar o meio ambiente e o cuidado com a vida.

Os participantes da Unidade foram envolvidos em uma dinâmica interativa, em que eram conduzidos a atravessar cinco estações para aprenderem sobre os 5R’s da sustentabilidade que significa repensar, reduzir, reciclar, recusar e reutilizar. 

No início da programação, a equipe caminhou por um ambiente poluído com diversos tipos de resíduos e ao final do trajeto, eles passaram por ambiente limpo e agradável. 

A presidente da Comissão de Sustentabilidade, Gildete Lopes, relatou que em cada estação, o colaborador teve a oportunidade de conhecer o que pode ser feito para preservar o meio ambiente. “Mostramos alguns produtos feitos de material reciclado, como bolsas, porta treco de vasilha de sorvete, caderneta de papel rascunho entre outros. Além disso, lembramos sobre a questão do desperdício de água e energia e a segregação de resíduos. Todas essas ações contribuem para preservação dos nossos recursos”, explicou a profissional.

A técnica de Enfermagem, Tatiane Furtado, ficou surpreendida com a atividade e elogiou a campanha e declarou que estava curiosa para conhecer todas as estações. “Eu achei muito interessante, principalmente quando foi abordado a questão da separação dos resíduos. Aqui, nós descartamos certo, mas na nossa casa – muitas vezes – não fazemos e o que eu aprendi eu quero levar para minha família, porque a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos nós”, disse Tatiane.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda tem, como um dos seus princípios institucionais, a responsabilidade ambiental. Por isso, sempre busca incentivar e praticar a consciência de cuidados ao meio ambiente e à vida. A unidade aplica, anualmente, treinamentos sobre a segregação de resíduos, realiza campanhas de incentivo a utilização racional dos recursos naturais, como água e energia, e já promoveu a troca de copos descartáveis por canecas. Todo resíduo gerado na Unidade é encaminhado para reciclagem, além disso, a instituição não faz uso de dispositivos como termômetro contendo mercúrio. Ainda possui o projeto “Crescer”, que consiste em estimular à conscientização ambiental de usuários por meio da oferta de uma muda de árvore a família de cada bebê nascido no hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde