HU realiza palestra sobre o Outubro Rosa para profissionais da saúde

No próximo dia 2 de outubro, o Hospital Universitário (HU) de Jundiaí irá promover a palestra “Outubro Rosa: Câncer de Mama”, com João Bosco Ramos Borges, mastologista, professor titular da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Estado de São Paulo. O evento visa conscientizar os participantes sobre a importância do diagnóstico precoce. “A ideia é justamente sensibilizar quem vai estar presente para a luta contra o câncer de mama, que já é o primeiro câncer a matar mulheres no Brasil”, afirmou o especialista. A atividade é destinada a todos os profissionais da Rede Básica de Saúde, médicos da região, residentes e demais convidados.

Segundo Bosco, a apresentação irá conter estatísticas atualizadas, informações sobre a situação do câncer de mama no Brasil e maneiras de realizar o diagnóstico precoce deste câncer. “O diagnóstico precoce muda o prognóstico das pacientes, principalmente em saúde pública, pois diminui o custo do tratamento. Cerca de 80% das pacientes diagnosticadas precocemente não necessitarão de quimioterapia e o custo com seu tratamento será 30 vezes menor”, explicou o médico. “Quando o diagnóstico é tardio, a paciente necessita de quimioterapia, que é um tratamento mais agressivo”, complementou.

A palestra será realizada no Anfiteatro do Hospital Universitário, em 2 de outubro, às 9h. O HU fica na Praça da Rotatória, s/nº – Jardim Messina, Jundiaí, SP.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde