Conscientização sobre destinação correta de resíduos é tema de treinamento para o HCO

O lixo, se descartado de maneira inadequada, pode provocar muitos problemas, tanto para o meio ambiente quanto à saúde pública. Por este motivo, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerido pela Pró-Saúde Asssociação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promoveu para os seus colaboradores um treinamento sobre a importância do descarte correto dos resíduos.

O intuito da iniciativa foi demostrar de forma prática, os benefícios que o descarte correto propicia, como redução de custos, diminuição de danos ao meio ambiente, além de diminuir também os riscos de acidentes entre os colaboradores da Unidade.

Para isto, o hospital possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS) e uma Comissão de Gerenciamento de Resíduos (CGRSS) para garantir a aplicação do plano na Unidade.

Para a coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, Daniella Andrade, esse tipo de capacitação auxilia na minimização dos riscos de acidente de trabalho gerado pelo descarte incorreto e na preservação do meio ambiente. “Todos os anos é aplicado o treinamento de PGRSS. Entretanto, neste conseguimos perceber que as ministrantes trouxeram atualizações relevantes e conseguiram envolver os participantes em exercícios práticos de descarte de resíduos e isso contribui muito no processo de aprendizagem”, disse a profissional.

Quem também considerou o treinamento bastante proveitoso foi a técnica de Enfermagem Elzirene Barbosa. “O descarte correto de lixo para prevenção de acidentes implica em sustentabilidade e conscientização, é algo muito importante  e tem que ser colocado em prática”, comentou Elzirene.

 

Sobre o HCO

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Urologia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde