Cerimônia de entrega da ONA 2 para a UPA 24h Oropó reúne centenas de pessoas, em Mogi das Cruzes (SP)

Autoridades, convidados e colaboradores da Pró-Saúde lotaram o Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes (SP), nesta quinta-feira (13/9), para celebrar a conquista da certificação de qualidade ONA 2 – Acreditado Pleno, pela UPA 24h Oropó. A premiação foi motivo de orgulho para todos, pois a unidade é a primeira UPA do País a receber o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sem a necessidade de cumprir a primeira etapa de certificação, conhecida como ONA 1 – Acreditado. A UPA Oropó também é a única do Estado de São Paulo a receber esta certificação.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega da certificação, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, o superintendente técnico da ONA, Péricles Góes da Cruz, o 1º vice-presidente da Pró-Saúde, padre Antônio Robson Gonçalves, o diretor Executivo da Pró-Saúde em Mogi das Cruzes, Aguinaldo Correa, a diretora Administrativa da UPA 24h Oropó, Adriana Guimarães, o diretor Técnico da UPA, Thiago Pires, e a coordenadora de Enfermagem da UPA Oropó, Tatiane Bernardi Moreti.

Durante o discurso de agradecimento, o 1º vice-presidente da Pró-Saúde destacou a importância desta conquista para a entidade. “Este certificado de qualidade é uma mostra de que estamos no caminho certo e, também, um motivo inspirador para seguirmos cuidando da saúde de quem mais precisa”, afirmou pe. Robson.

A certificação Acreditado Pleno é concedida à unidade de saúde que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais, além da utilização de processos integrados e plena comunicação entre as atividades.

Um dos diferenciais do atendimento da UPA Oropó é o Protocolo de Sepse, que padroniza o uso dos antibióticos utilizados pelo paciente. Em caso de transferência para outro equipamento de saúde da cidade, por exemplo, não há interrupção no tratamento iniciado na UPA.

Péricles Góes da Cruz, um dos fundadores da ONA, ressaltou: “O atendimento à saúde é feito por pessoas para pessoas e grande parte dos bons resultados deste atendimento é o amor, a dedicação, é a intensidade que os profissionais de saúde atendem os pacientes e seus familiares”.

Aguinaldo Correa, diretor Executivo da Pró-Saúde, agradeceu o apoio da instituição. “Todos nós trabalhamos em comum, não só os diretores das unidades, mas toda a Diretoria da Pró-Saúde, todo o corpo funcional da Pró-Saúde nos auxilia para fazer realmente um serviço diferencial, um serviço de qualidade”, disse. O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, acrescentou que a conquista é um exemplo da dedicação, da experiência e do esforço de todos.

A UPA Oropó é administrada pela Pró-Saúde por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura de Mogi das Cruzes via Secretaria Municipal de Saúde, e atende, em média, 8 mil pacientes por mês.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde