Hospital Metropolitano orienta motociclistas sobre uso do capacete no trânsito

Um momento para refletir sobre a segurança dos motociclistas no trânsito da região metropolitana de Belém. Foi assim a palestra ministrada pelo coordenador médico do Pronto Atendimento do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), José Guataçara Gabriel, no auditório da concessionária Mônaco, na capital do Pará.

Convidado da Associação Paraense de Motociclistas (Aspamoto), o médico falou para uma plateia de condutores, que incluiu integrantes de motoclubes de Belém. O profissional apresentou a palestra “Quero Andar de Moto Até Morrer, Mas Não Quero Morrer Andando de Moto”, que também integra o programa “Direção Viva”, desenvolvido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar no Hospital Metropolitano. 

Em sua fala, Guataçara detalhou a dinâmica dos acidentes de moto e as consequências físicas causadas pelo sinistro ao condutor. Ressaltou, ainda, a importância de um ato simples: a utilização do capacete, além dos demais equipamentos de proteção individual para o motociclista. “Mostramos aos motociclistas o porquê da necessidade do uso do capacete. Os órgãos de trânsito cobram a obrigatoriedade do uso e o nosso papel é mostrar quais são as consequências quando você deixa de usar equipamentos de segurança”, enfatiza.
Os motociclistas acompanharam, também, uma simulação de atendimento de primeiros socorros a vítimas de acidente com motocicleta, bem como foram orientados sobre o tipo de conduta que ajuda o acidentado nos primeiros momentos após o sinistro. Além do representante do HMUE, a programação da Aspamoto contou com palestra do professor Waldez Pantoja de Souza, que abordou a influência da privação de sono na pilotagem de motos. 

A programação teve, ainda, caráter solidário. Os participantes trocaram os ingressos para as palestras por dois quilos de alimento não perecível, que foram doados para a creche do projeto “Paricuã”, no município de Terra Alta, nordeste do Pará.

Em queda

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) registrou queda no número de atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de motocicleta no primeiro semestre de 2018. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, a unidade registrou o atendimento a 1.925 pacientes vítimas de acidente de trânsito. 

Deste total, 751 pacientes eram vítimas de episódios envolvendo motocicleta. No ano anterior, 2017, a unidade atendeu a 2.134 pacientes vítimas de acidente de trânsito no mesmo período de janeiro a junho. Sendo, 853 vítimas de acidente com motocicleta. Dos 751 atendimentos realizados em pacientes vítimas de acidente de motocicleta no primeiro semestre de 2018, 514 evoluíram para internação.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde