Hospital Municipal de Mogi das Cruzes promove Simpósio Multiprofissional de Atenção ao Paciente Crítico

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), realizou o Simpósio Multiprofissional de Atenção ao Paciente Crítico, nesta quarta-feira, dia 5 de setembro. O evento foi direcionado à estudantes da área da saúde e profissionais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e outros.

“O Simpósio de Atenção ao Paciente Crítico, teve como objetivo discutir as práticas assistenciais que buscam a garantia da segurança ao paciente, mitigando os riscos inerentes à assistência. Diante da perspectiva que o paciente crítico é o mais complexo, demandando assistência multidisciplinar, torna-se necessário a atualização das práticas e a discussão da melhor assistência a ser prestada”, disse o diretor Assistencial do hospital, Ricardo Perez.

O enfermeiro fez a primeira palestra da programação “Cuidados de Enfermagem no Paciente Crítico”. O coordenador de Nutrologia do Hospital Luzia de Pinho Melo, Shiuzo Ishiwaki Júnior, falou sobre terapia nutricional no paciente crítico. “O paciente crítico é o que mais precisa de energia para combater as infecções e traumas que sofreu. No entanto, é o paciente que perde energia com mais facilidade, exatamente por conta do seu quadro mais delicado de saúde. Por isso, a nutrição tem um papel muito importante na recuperação desse paciente”, explicou.

O Simpósio também abordou temas como recusa alimentar, interação fármaco nutriente, cuidados paliativos e lesões de pele.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde