Com foco na sustentabilidade, Hospital Regional da Transamazônica em Altamira muda rotina na Farmácia da unidade

Reconhecido como ‘Amigo do Meio Ambiente’, por promover ações para evitar o desperdício e fomentar o reaproveitamento de recursos entre colaboradores e usuários, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), implantou novas iniciativas para estimular a sustentabilidade na Farmácia da unidade. 
Os sacos de plástico, utilizados para dispensação de remédios na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, foram substituídos por sacolas retornáveis, e as etiquetas de identificação de medicamentos ganharam cores para eliminar a dupla impressão que era feita. 

De acordo com a coordenadora de farmácia do HRPT, Soraia Cardoso, que explica a implantação dos projetos, a fase é de análise dos primeiros resultados. “Essas medidas nos possibilitam agilizar e dar mais segurança ao trabalho, verificando o impacto dessas ações junto às equipes assistencial e de farmácia, além de custos indiretos com redução do consumo de energia, diminuição no tempo das atividades e manutenção de equipamentos’, destacou a coordenadora.

 

Missão sustentável

A sustentabilidade é um dos valores da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do Hospital Regional Público da Transamazônica desde a sua inauguração, em 2006.

Construído à base de técnicas sustentáveis para economia de tijolos e redução da emissão de gases no meio ambiente, o hospital desenvolve projetos para reciclagem de alimentos, lençóis e mantas de SMS, uso consciente de papel, água e energia; além de campanhas de sensibilização de colaboradores e usuários.   

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde