Ações de voluntariado da Pró-Saúde beneficiam milhares de pessoas

Doar tempo e talento para fazer o outro mais feliz. É com essa motivação que as 322 pessoas, inscritas no Programa de Voluntário da Pró-Saúde permanecem até quatro horas semanais em 12 das 34 unidades próprias e geridas pela entidade. Para celebrar esse gesto altruísta foi sancionada a lei nº 7.352 em 28 de agosto de 1985 instituindo o Dia Nacional do Voluntariado, com a intenção de dar visibilidade e incentivo aos cidadãos que realizam a prática. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, cerca 7,4 milhões de brasileiros dedicaram tempo e esforços em diferentes causas. 

Diante da celebração, as 12 unidades hospitalares planejaram diferentes ações de reconhecimento para os voluntários, tais como ciclo de palestras, campanhas internas de engajamento, mural de fotografias e até mesmo bazar beneficente. “No Dia do Voluntariado celebramos o poder de transformação e de valores imutáveis, como o altruísmo, a solidariedade e o querer bem. Parabéns a todos que abdicam de seu tempo para se dedicar a nossos irmãos”, cumprimenta Dom Eurico dos Santos Veloso, presidente da Pró-Saúde.

Criado em 2016, o Programa de Voluntário da Pró-Saúde completará dois anos em novembro deste ano, com dez diferentes atividades contempladas: Posso ajudar?, Eventos e campanhas, Brinquedoteca, Contadores de histórias, Interação musical, Oficinas, Animadores, Cuidados com higiene e beleza, Visita religiosa, além de apoio especializado; e um crescimento de mais de 250% desde a sua implementação.  “O Programa de Voluntariado nasceu da demanda das unidades gerenciadas pela Pró-Saúde. A partir dessa procura, realizamos uma pesquisa nas unidades para saber as potencialidades de cada local e só então criamos um projeto unificado, contemplando a todos”, destaca Regina Victorino, gerente de Filantropia da Pró-Saúde.

Para participar, os interessados devem ser maiores de 18 anos, ou a partir dos 16 com a autorização do responsável. Precisa ter disponibilidade para atuar até 4 horas semanais em uma das dez áreas oferecidas e ainda participar das capacitações oferecidas. O Programa tem a duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Aos voluntários é oferecido anualmente um certificado de reconhecimento pelas ações realizadas, além de fazer a diferença na vida de crianças, jovens e adultos.

 

Pró-Saúde

 

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, a entidade sem fins lucrativos, tem sob sua responsabilidade mais de 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS.

Também faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua sede administrativa.  Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

 

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde