Ação de incentivo ao aleitamento no CEI São Jorge é premiada pela Prefeitura de São Paulo

O Centro de Educação Infantil (CEI) São Jorge, localizado em Guaianases, Zona Leste da capital paulista, uma das unidades educacionais gerenciadas pela Pró-Saúde, recebeu nesta sexta-feira (24/8), o prêmio “CEI Amigo do Peito”. O selo é o reconhecimento da Prefeitura de São Paulo às creches que apoiam e incentivam a continuidade do aleitamento materno e trabalham para melhorar a qualidade de suas práticas.

Em sua visita pela unidade, o prefeito, Bruno Covas, conheceu as instalações do CEI São Jorge, em especial a Sala de Amamentação, criada para incentivar o aleitamento materno. “Iniciativas como essa são ações verdadeiras de políticas preventivas na área da saúde. Ainda temos números baixos de amamentação e esperamos com eventos como esse ampliar, apoiar e, acima de tudo, conscientizar os profissionais de educação e as mães e os pais sobre a importância da amamentação”, destaca.

Representando a diretoria Estatuária da Pró-Saúde, participou Dom Antônio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo (RS), que destacou a importância da ação. “Esse reconhecimento é muito importante e é de todos os que se dedicam diariamente ao desenvolvimento das crianças. A Pró-Saúde se orgulha em ter recebido esse mérito”.

“Está mais do que comprovado que o leite materno é o melhor alimento. Portanto, a conscientização é fundamental, tanto na rede municipal quanto na sociedade, para o benefício das crianças”, afirma o secretário da Educação, Alexandre Schneider, também presente no evento.

A qualidade dos serviços oferecidos e o sucesso da ação puderam ser comprovados pelas palavras da mãe de um dos alunos do CEI Jardim São Jorge, Elisangela Pereira da Silva Cota. “Só tenho a agradecer ao CEI por ter me acolhido desde quando o meu filho veio para creche e por permitir que eu venha todos os dias amamentar. Aqui ele é muito bem tratado, quando chega já abre os braços querendo ir com as professoras. Quero incentivar todas as mães para que elas possam vir amamentar seus filhos. Isso evita várias doenças e traz mais afeto entre a mãe e o filho”, explica.

O CEI São Jorge é o primeiro, entre outros 87, que recebe o selo CEI Amigo do Peito neste ano e o único escolhido para receber a visita das autoridades. Os demais centros reconhecidos em 2018 serão homenageados neste sábado (25/8), durante o seminário ‘Somos Amigos do Peito’.

A campanha “CEI Amigo do Peito” foi lançada em novembro de 2017 e destina-se aos Centros de Educação Infantil da rede direta e conveniada/parceira da cidade de São Paulo e possui caráter exclusivamente educativo. Sua principal meta é garantir o direito do bebê à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.

Acompanharam a entrega do selo também a gerente de Filantropia da Pró-Saúde, Regina Victorino; a diretora da unidade, Elisângela Ferreira; o prefeito regional de Guaianazes, Antonio Eduardo dos Santos; a coordenadora regional de Saúde da região Leste, Elza Braga e o vereador Amauri Silva. 

 

CEI São Jorge

O Centro de Educação Infantil São Jorge atende 160 crianças, sendo que 48 ocupam o berçário. Funciona dez horas (7h às 17h), de segunda a sexta-feira, e oferece cinco refeições por dia às crianças. Sua equipe é formada por 17 professores e nove funcionários, que auxiliam nos cuidados com os menores.

As atividades são diversificadas atendendo as diferentes linguagens, contribuindo assim para o desenvolvimento global das crianças, tais como experiências com diversas sensações táteis, experiências corporais através de brincadeiras, entre outras. Toda a gestão da unidade escolar é feita pela entidade filantrópica Pró-Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde