Nova gestão da CIPA toma posse no Hospital Metropolitano

Os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) tomaram posse nesta segunda-feira, 20/8, com a missão de reforçar as ações preventivas de segurança e saúde dos colaboradores da unidade, localizada em Ananindeua (PA).

Vinte e três integrantes tomaram posse em cerimônia realizada no auditório do HMUE. A solenidade contou com a diretoria da unidade e representantes do Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT). Pela legislação do Ministério do Trabalho, 15 dos 23 integrantes da chapa 2018/2019 que tomaram posse nesta segunda-feira, foram eleitos por uma votação interna com significativa participação dos colaboradores do HMUE. Ao todo, foram apurados 698 votos.

Os empossados terão um ano para atuar em conjunto com o SESMT. Um dos colaboradores que tomou posse foi o assistente administrativo Alim Jamim Aguiar. Com o quarto mandato na CIPA, o profissional destacou que pretende para a gestão 2018/2019, focar seus esforços no uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI). “Me candidatei para trazer benefícios ao colaborador e ajudar a prevenir acidentes. Desta vez, quero incentivar que todos usem seus EPIs de forma correta”, apontou.

Presidente da comissão e técnico de Segurança do Trabalho, Carlos Henrique Costa, destacou que os empossados frequentaram o curso preparatório para cipeiros, realizado no período de 13 a 20/8, com conteúdo programático que incluiu as bases legais da segurança e saúde do trabalhador, equipamentos de proteção individual, acidentes de trabalho, princípios gerais de higiene do trabalho, entre outros. “O curso é baseado na Norma Regulamentadora 5, do Ministério do Trabalho. O SESMT é responsável por implantar estas normas na unidade”, explicou.

Com um perfil heterogêneo, os eleitos pertencem a diversas áreas da unidade. Há representantes das áreas assistenciais como de Farmácia, operacionais como do Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) e administrativa como a Diretoria de Apoio. Desta forma, espera-se que os novos integrantes consigam identificar e resolver rapidamente os possíveis riscos dentro da unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde