Crianças vacinadas na UBS Alto do Ipiranga passam a receber Certificado de Coragem

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga, localizada em Mogi das Cruzes (SP), passou a oferecer o “Certificado de Coragem” para crianças que se vacinarem ou realizarem exames na unidade. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. No próximo sábado, 18/08, dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil, a unidade irá funcionar, das 8h às 17h.

A unidade é gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato com a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes. O trabalho de acolhimento foi desenvolvido pela Comissão de Humanização da unidade que, posteriormente, também vai oferecer o certificado para crianças submetidas a exames. “O objetivo é tranquilizar a criança e mostrar que a vacinação, apesar de ser incômoda, é muito necessária e que a criança merece ser recompensada pela coragem de enfrentá-la. Também é um jeito de tornamos o atendimento mais acolhedor, especialmente para aquelas crianças que tem muito medo”, explicou a presidente da Comissão, Luciene Regueiro. 

A dona de casa Patrícia Felix Mandaglio foi até o posto para vacinar o fiilho João, de 3 anos. “Sempre vou o quanto antes para deixar a carteira de vacinação em dia. É muito importante proteger a saúde dele e quando tem esse acolhimento mais humano, melhor ainda”, contou.

Os irmãos gêmeos Arthur e Sophia, de 2 anos e 9 meses, também se vacinaram no primeiro dia de campanha, em 04/08, e voltaram para casa com os certificados. “Dá dó, mas é um cuidado necessário. Precisamos prevenir as doenças”, explicou a mãe Carla Gonzales. Da sala de vacina, os irmãos saíram com certificados de coragem nas mãos. 

São três modelos para meninas e três para meninos, com os temas: princesa e príncipe, esportes radicais e super-heróis. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde