UBS Alto do Ipiranga reforça importância do aleitamento materno em Grupo de Gestantes

A UBS Alto do Ipiranga, maior Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mogi das Cruzes, realizou um encontro com gestantes para reforçar os benefícios do aleitamento materno em comemoração à Semana Mundial da Amamentação (1º a 7 de agosto). O próximo encontro do grupo será no final do mês.

Durante a tarde de sexta-feira (3), e equipe de enfermagem da unidade fez uma roda de conversa com mulheres em diferentes fases da maternidade.

A dona de casa Yanca da Silva, de 22 anos, foi vacinar a Maysa, de 2 meses, quando foi convidada a participar do grupo. “Eu já tenho três filhos, consegui amamentar todos eles, mas é sempre bom trocar experiências porque às vezes estamos fazendo algo errado”, comentou.

Durante a conversa a enfermeira Michele Diniz falou sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

“Segundo o Ministério da Saúde, o trabalho é o maior motivo para o abandono do aleitamento. Por isso, o governo tem trabalho em diferentes leis que garantam esse direito à mãe e ao bebê. Também é importante a mãe saber que nenhum leite industrializado substitui o materno’, explicou.

Camila Maschio participou da roda de conversa com o filho Heitor, de 1 ano e 3 meses. “Eu já tinha participado do grupo durante minha gravidez e hoje venho compartilhar minha experiência durante essa fase de amamentação”, destacou.

As mães receberam informativos sobre aleitamento materno e tiraram dúvidas com a equipe de enfermagem. Neste ano, o tema da Semana Mundial é  “Amamentação: a base da vida”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde