Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) promove encontros sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho

Os colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), participaram nesta segunda-feira (30) e terça-feira (31) de dois eventos sobre prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

A equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) promoveu um treinamento sobre a obrigatoriedade do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “O uso do EPI é o cumprimento da Norma Regulamentadora – NR 6, cuja a função é proteger de riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador”, explicou Silas Vieira Hand, técnico em Segurança do Trabalho do hospital.

Já o Programa Qualidade de Vida do Colaborador promoveu um bate-papo entre os profissionais com o tema “O acidente não é por acidente”, aplicado pelo médico Jorge Luiz de Miranda. Neste encontro, o médico comentou que mais de 80% dos acidentes poderiam ser evitados, se as pessoas redobrassem a atenção e o cuidado.

“É importantíssimo ser cauteloso, agir de forma preventiva e responsável, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho”, disse.

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), o Programa Qualidade de Vida está no seu segundo ano. Mensalmente, são desenvolvidas oficinas e palestras que estimulam saúde, alimentação saudável e desenvolvimento interpessoal dos profissionais.

Prevenção de acidentes no ambiente de Trabalho

Atrelado ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 27 de julho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) promoveu nos dias 26 e 27 de julho uma blitz educativa nos setores da instituição, com o tema “Antes cautela do que arrependimento: prevenir é o melhor remédio”.

Para reforçar a importância de trabalhar com segurança e saúde, os organizadores distribuíram um panfleto denominado “As 10 regras de ouro da segurança no ambiente de trabalho”.

Sobre o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) é um hospital público, referência capixaba no atendimento de traumas. Ele é mantido pelo governo estadual e administrado pela entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desde dezembro de 2015.

A unidade hospitalar possui 486 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia e nutrologia.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O hospital também possui um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliação, serviço de imagem com raio-X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um pronto-socorro, implantado em dezembro de 2016.

Sobre a Pró-Saúde

Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade, Minas Gerais, a Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. A sua sede administrativa está localizada na capital paulista.

Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS. Também faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, na cidade de São Paulo.

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde