Hospital Yutaka Takeda conquista uma das mais importantes certificações de qualidade do País

O Hospital Yutaka Takada (HYT), localizado na Serra dos Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará, acaba de protagonizar um feito incomum: em sua primeira experiência de certificação, a unidade conquistou, diretamente, o segundo nível de avaliação de qualidade mais respeitado do País. 

Concedida pela Organização Nacional de Acreditação, o HYT recebeu o certificado Acreditado Pleno (ONA2) sem a necessidade de cumprir a primeira etapa de certificação, conhecida como Acreditado (ONA1). Agora, a unidade faz parte de um grupo seleto de 12 hospitais no estado do Pará acreditados pela (ONA).

O título de Acreditado Pleno é uma certificação dedicada a instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos desenvolvidos de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Para conquistar a certificação, a unidade passou por uma avaliação no mês de junho deste ano, realizada pela equipe da Fundação Vanzolini – credenciada pela ONA. 

Paulo Czrnhak, diretor Operacional da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do hospital sob contrato de gestão com a mineradora Vale, explicou que o processo de certificação de hospital Acreditado Pleno, conquistado pela instituição, é o reconhecimento do esforço dos profissionais da Pró-Saúde, diretoria e gerência da Vale, para uma gestão voltada para a excelência na atenção prestada aos usuários do HYT. “O processo foi construído com a maturidade dos colaboradores, resultando no empoderamento e pertencimento de todos, com foco único na qualidade e segurança dos pacientes e dos próprios profissionais. O relacionamento entre as equipes e os usuários resulta em servir o outro de forma diferente e humanizada”, afirmou.

Czrnhak ressaltou ainda que o processo de certificação gera benefício direto ao usuário, uma vez que a acreditação hospitalar garante a qualidade nos serviços prestados. “A certificação direto em nível 2 é um feito que poucas instituições possuem no Brasil. Isto coloca o HYT entre as principais referências de qualidade no país. Este empenho conjunto vem fortalecer a cultura interna da excelência nos serviços prestados pelo hospital, promovendo uma assistência segura ao paciente, proporcionando confiança e credibilidade, assegurando a melhoria continua na atenção à saúde dos usuários”, apontou o diretor Operacional.

Diferenciais 

A avaliadora líder da Fundação Vanzolini, Adriana Marcon, ressaltou que o hospital impressiona pelo engajamento dos profissionais. “Com tantos desafios que a unidade tem, devido à localização, por apresentar uma logística diferenciada e dificuldade na gestão de pessoas, vocês devem se sentir orgulhosos. A interação de processo e de pessoas é incomum. Estão de parabéns!”, elogiou Adriana.

Segundo a coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HYT , Natália Rosa, para chegar a este resultado, houve um grande envolvimento de toda equipe para desenvolver um trabalho de excelência em saúde. A certificação é, também, uma prova da evolução da unidade, que implantou o NQSP local em 2012. “Implantamos protocolos clínicos e de segurança, alinhamos processos, analisamos dados e cenários e sempre nos reunimos para discutir novas oportunidades com foco em melhoria contínua. Seguimos também as metas internacionais de segurança do paciente”, relatou Natalia, que não esconde o orgulho com conquista alcançada. 

A responsável pelo setor já articula novos desafios. “Ser um hospital Acreditado Pleno demonstra que já passamos pelo nível 1, voltado à segurança do paciente e, neste momento, já estamos atuando em gestão integrada com foco em evolução para a certificação máxima, ONA 3 – Acreditado com Excelência, ficando em evidência nosso compromisso com a melhoria contínua”, frisou.

Quem também ressaltou esse envolvimento é o gestor da Vale no HYT, Alexandre Albuquerque. Segundo Alexandre, a unidade já vem se preparando há alguns anos para esse reconhecimento, isso inclui a profissionalização dos colaboradores e a adaptação dos processos operacionais e administrativos, reformas das instalações e a aquisição de novos equipamentos. “Estamos muito orgulhosos de o nosso trabalho ter sido reconhecido com a obtenção da ONA 2.  Além de constituir um importante instrumento de gestão, a acreditação é voltada para a segurança dos pacientes e profissionais do hospital, assim como para a qualidade da assistência e a melhoria contínua do atendimento e serviços prestados”, declarou Alexandre.

O diretor-geral da unidade, Flávio Marconsini, destacou que para conquistar direto o nível 2, os profissionais assumiram o desafio de trabalhar para tornar a instituição diferenciada na região sudeste do Pará. “Esta certificação está sendo muito importante para o HYT. É uma conquista de toda a equipe, que demonstrou envolvimento, trabalho em conjunto e maturidade para atingirmos nossos objetivos. Ainda temos muito para caminhar, mas tenho certeza que iremos nos empenhar ainda mais para trazer muito mais resultados positivos para a comunidade e todos os nossos clientes”, disse Flávio.

Sobre o Yutaka Takeda

Construído pela mineradora Vale há 32 anos, o Hospital Yutaka Takeda foi projetado para atender os residentes do Núcleo Urbano de Carajás, a população de Parauapebas e cidades vizinhas. Sua estrutura é de pequeno porte, com capacidade para atender casos de baixa e média complexidades.
Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, pronto-socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos, centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, serviço de auxílio diagnóstico e terapia e de Medicina do trabalho.
É administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – entidade filantrópica com mais de 50 anos de atuação e uma das maiores do Brasil – desde 21 de julho de 1997. A gestão por processos, planejamento estratégico e avaliação por competência são exemplos de ferramentas modernas de gestão que a Pró-Saúde adota no HYT.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde