Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) promove ação no Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), promove nos dias 26 e 27 de julho uma blitz educativa nos setores da instituição, com o tema: “Antes cautela do que arrependimento: prevenir é o melhor remédio”.
A ação faz menção ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 27, e será realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do hospital.

Para reforçar a importância de trabalhar com segurança e saúde, os organizadores vão distribuir um panfleto denominado “As 10 regras de Ouro da Segurança no Ambiente de Trabalho”. A iniciativa da Cipa pretende alertar os profissionais quanto a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção individual (EPI) e a importância de higienizar as mãos antes e depois de qualquer procedimento, por exemplo.
“São orientações que já damos diariamente. No entanto, queremos reforçar com os colegas que a prevenção é a maneira mais eficaz de evitar acidentes no ambiente de trabalho”, destacou Silas Vieira Hand, técnico em segurança do trabalho e presidente da Cipa.

Mary da Silva Santos, auxiliar de higienização e limpeza do hospital, elogiou a ação, e contou que sempre que inicia suas atividades, a primeira coisa que ela faz é conferir se todos os equipamentos de proteção individual (EPI’s) estão no seu carrinho de trabalho. “Se todos os profissionais usarem corretamente os EPI’s e observarem as orientações de segurança, com certeza as chances de se acidentarem serão mínimas”, disse.

As 10 regras de Ouro da Segurança no Ambiente de Trabalho

1- Use os EPIs de forma adequada;
2- Higienize as mãos;
3- Descarte os resíduos corretamente;
4- Atenção ao manuseio dos perfurocortantes;
5- Ande, não corra;
6- Use calçado apropriado e evite salto alto ;
7- Respeite as sinalizações de segurança;
8- Adote postura correta;
9- Comunique as ocorrências no trabalho imediatamente;
10- Na dúvida, pergunte.

Sobre o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), localizado no bairro Forte São João, em Vitória (ES), é um hospital público, referência capixaba no atendimento de traumas. Ele é mantido pelo governo estadual e administrado pela entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) desde dezembro de 2015.

A unidade hospitalar possui 510 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia e nutrologia.
São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O hospital também possui um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliação, serviço de imagem com RX, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um pronto-socorro, implantado em dezembro de 2016.

Sobre a Pró-Saúde

Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do país. A sua sede administrativa está localizada na capital paulista.

Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de aproximadamente 16 mil profissionais, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS). Também faz a gestão de quatro centros de educação infantil na cidade de São Paulo.

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde