Qualidade de vida no ambiente de trabalho: profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) são orientados

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), localizado em Vitória (ES), participaram de uma palestra sobre a importância da ergonomia para manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho. O encontro promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) aconteceu nos dias 17 e 18 de julho, no auditório do hospital.

Dicas sobre como se sentar corretamente, fazer alongamentos periódicos, principalmente nos inícios das atividades, realizar pequenas pausas durante a jornada de trabalho foram apresentadas no encontro, com base nas orientações da Norma Regulamentadora – NR-17.

“A instrução atende a portaria de número 3.751, de 23 de novembro de 1990, do Ministério do Trabalho e Previdência Social que, na ocasião, baixou a Norma Regulamentadora – NR-17, que trata especificamente da ergonomia”, explicou o técnico de Segurança do Trabalho do hospital, Michael Ferreira Sacavem.

Segundo Michael, a NR-17 estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho e visa proporcionar segurança, conforto e ampliar o desempenho dos profissionais.

Para a fisioterapeuta Marina Faria de Almeida, um dos grandes benefícios da ergonomia é prevenir lesões e acidentes, além de proporcionar qualidade de vida, dentro e fora do ambiente de trabalho.

“Estudos indicam que alongamentos e pequenas pausas durante as atividades no trabalho melhoram a saúde do trabalhador em geral, pois diminui o estresse no trabalho, aumenta o estado de alerta e precisão, além de proporcionar mais disposição para o profissional”, acrescentou.

Sobre o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) é um hospital público, referência capixaba no atendimento de traumas. Ele é mantido pelo Governo do Estado, e administrado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde desde dezembro de 2015.

A unidade hospitalar possui 486 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia e nutrologia.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O hospital também possui um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliação, serviço de imagem com raio-X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um pronto-socorro, implantado em dezembro de 2016.

Sobre a Pró-Saúde

Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade, Minas Gerais, a Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. A sua sede administrativa está localizada na capital paulista.

Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS). Também faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, na cidade de São Paulo.

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde