Pró-Saúde participa do I Congresso das Instituições Católicas de Saúde no RJ

A primeira edição do Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde, que acontece de 16 a 18 de julho, na sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), visa debater questões do setor de saúde e fortalecer a missão de prestar assistência aos mais necessitados. Durante o evento, também será lançada a Associação Brasileira de Instituições Católicas de Saúde (ABICS).

De forma pioneira, o encontro tem como objetivo integrar as instituições católicas de saúde por meio do debate, troca de conhecimentos e da formulação de propostas para sustentabilidade do negócio e da excelência em gestão, sem perder a essência da missão assistencial.

O presidente da Pró-Saúde, Dom Eurico dos Santos Veloso, concelebrou nesta terça-feira, 17, a missa de abertura do congresso, presidida pelo cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro.

Dom Eurico destacou o carisma que une a Pró-Saúde e todas as instituições presentes no evento: cuidar dos irmãos e irmãs, estejam eles onde estiverem, independente das barreiras geográficas e da falta de recursos e infraestrutura. Segundo ele, a profissionalização da gestão solidária destes serviços representa o futuro sustentável das entidades.

A programação do primeiro dia de palestras segue com enfoque religioso e uma proposta de reflexão sobre origem, inspiração e missão das instituições católicas de saúde. Além de contar com a participação do prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano, Cardeal Peter Turkson.

Já com um caráter mais técnico, o segundo dia de palestras, que acontece na quarta-feira, discutirá questões do mercado brasileiro de saúde e terá a presença do presidente da Federação Internacional de Hospitais e membro do Conselho da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), Francisco Balestrin.

O 1º Vice-Presidente da entidade, Monsenhor Doutor Antonio Robson Gonçalves, o Padre Guanair da Silva Santos e o Cônego Ronaldo Menezes também representam a diretoria Estatutária da Pró-Saúde no congresso.

A Igreja Católica é, histórica e atualmente, uma das instituições mais importantes em todo o mundo em termos de estrutura de atendimento à saúde em todos os continentes, com dezenas de congregações religiosas dedicadas especificamente à obra de misericórdia e caridade de cuidar dos enfermos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde