Oncológico Infantil capacita colaboradores em cuidados paliativos

Promover ao paciente e seus familiares uma assistência multidisciplinar que garanta a qualidade de vida através do manejo de complicações, sintomas e alívio do sofrimento físico, social, psicológico e até espiritual, diante de doenças que ameacem a vida. 

Esse é um dos objetivos do paliativismo ou cuidado paliativo que foi tema de uma capacitação realizada durante o último final de semana, com enfermeiros e técnicos de Enfermagem, que atuam no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA).

O curso faz parte do programa de capacitações em oncologia que a unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), desenvolve junto aos seus colaboradores, como explica a diretora assistencial do Oncológico Infantil, Josieli Pinheiro. 

“São treinamentos que preparam nossos colaboradores para o dia a dia do hospital. Reunimos enfermeiros e técnicos de Enfermagem com o objetivo de discutir conceitos e intervenções necessárias para dar mais segurança ao usuário, à família e à própria equipe nestes momentos”, explica a diretora.  

Para quem atua diretamente com os usuários em tratamento no Oncológico Infantil, como a enfermeira Salu Beato, o curso trouxe conhecimentos importantes que podem contribuir para o dia a dia das equipes. “Foi um curso diferente, que muda nossos conceitos e nos prepara para lidar com essas famílias, que muitas vezes não entendem o que é o cuidado paliativo”, analisa a enfermeira. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde