Colaboradores do Hospital Regional de Marabá visitam Floresta Nacional de Carajás

“Fiquei maravilhada com tudo o que vi e ouvi dos monitores”, assim resumiu a assistente administrativa do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), Wesleana Coelho, sobre a visita realizada por ela e mais 24 colaboradores à Floresta Nacional de Carajás (FLONACA). “Foi uma experiência muito boa conhecer uma unidade de conservação aqui no Pará. Participar dessa visita ecológica faz a gente refletir, ter um olhar mais crítico, de que os recursos naturais devem ser explorados, mas de maneira sustentável”, completou Wesleana.

A visita foi resultado de uma parceria entre o setor de Sustentabilidade da instituição e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e fez parte das ações alusivas ao mês do meio ambiente, o mês de junho. O grupo saiu de Marabá rumo a Parauapebas e, de lá, seguiu até a Floresta Nacional, trajeto que demorou cerca de quatro horas, no total.

Os colaboradores realizaram trilhas ecológicas; puderam conhecer uma lagoa sazonal que só se forma no período de chuvas; conheceram a maior mina de ferro do mundo, que fica localizada na FLONACA; visitaram uma caverna; e, ao final, tomaram um banho na cachoeira de Águas Claras.

Durante todas as atividades, o grupo pôde ver toda a beleza natural do lugar e ouvir as explicações de voluntários e pesquisadores que atuam na Floresta. Tudo com o objetivo de levar aos colaboradores conhecimentos a respeito da importância da preservação ambiental. “Conseguimos fazer a visitação em quatro momentos, dentro da unidade de conservação. Iniciamos percorrendo a Trilha Lagoa da Mata, toda em mata fechada; depois fomos levados ao mirante da maior mina de ferro do mundo, chamado de N-4, onde foi possível observar a grandiosidade de um grande projeto de mineração. Fizemos uma pausa para o almoço, que foi fornecido pela empresa VALE em um de seus refeitórios. Após a refeição, enfrentamos uma nova trilha, dessa vez uma trilha na savana metalófila, não uma vegetação fechada como a primeira, mas sim vegetação seca, assemelhando-se ao cerrado brasileiro. Por fim, fomos para uma cachoeira chamada de Águas Claras para nos refrescar. Todos ficaram maravilhados”, explica o analista de Sustentabilidade do HRSP, Kildary Arrais.

Quem participou deste momento, comemorou a chance de conhecer a Floresta Nacional de Carajás. “Você vê a preservação bem nítida lá. Vimos que num espaço onde há extração de ferro, também há a manutenção, há a cultura de minimizar os impactos ambientais. Um dos momentos que mais me chamaram atenção foi quando visitamos o mirante da mina. Lá vimos, simultaneamente, a perfeição da natureza e a ação do homem sobre ela”, destacou Indiara Figueiredo Souza, supervisora de farmácia do hospital.

A sustentabilidade é um dos valores da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade gestora do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que realiza outras ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente na instituição.

Floresta Nacional de Carajás

A Floresta Nacional de Carajás foi criada em 1998 com uma área total de aproximadamente 400 mil hectares, abrangendo os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte.

No interior da FLONACA são realizadas ações de pesquisa científica, conservação, visitação e proteção, destacando-se as pesquisas envolvendo o gavião-real, a arara-azul grande e as atividades de observação de aves.   Também é nesta Unidade de Conservação que existe o maior projeto de mineração do Brasil, onde são diariamente exploradas toneladas de Ferro, Ouro, Manganês, Granito e Cobre.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde