Hospital Galileu certifica turma de Cuidadores de Idosos

Na última sexta-feira (29/6) o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), certificou a quinta turma do curso gratuito de Cuidador de Idosos promovido pela unidade. A capacitação aconteceu no auditório da unidade ao longo de duas semanas, com carga horária de 40h, e capacitou 33 pessoas para o cuidado com idosos. Ao todo, já são mais 160 pessoas formadas nas cinco turmas.

Segundo os alunos, um dos diferenciais do curso oferecido pelo Hospital Galileu é que todos os professores do curso fazem parte do corpo clínico do hospital. “Existem milhares de cursos de Cuidadores de Idosos por aí, mas igual a esse não tem. Os cursos por aí tem professores, aqui temos profissionais e temos a oportunidade de aprender com eles”, afirma a aluna Rosana de Oliveira Alves, de 50 anos.

Quem também aprovou o curso foi Salustiana AlvesNobre, de 40 anos. Ela que é natural de Porto Velho (Rondônia), conta que o amor pelo trabalho com pessoas idosas surgiu ainda na sua cidade natal, quando começou a cuidar do pai de uma amiga. Porém, ela que é massoterapeuta, ainda não tinha tido a oportunidade de se especializar na área. “Gostei muito, muito mesmo. É um curso muito bom. Porque mesmo já trabalhando com isso, sempre surgem dúvidas, já que nunca tinha feito um curso desse, e aprender com profissionais da saúde é maravilhoso”, afirmou.

Agora, com o certificado nas mãos, Salustiana pretende abraçar definitivamente a profissão de cuidadora de idosos. “Eu gosto muito desse trabalho, têm muitos idosos que precisam, que recebem dos cuidadores uma atenção que não recebem da própria família”, disse.

Novas turmas

O curso que teve início em janeiro de 2017, com mais de três mil inscritos, teve uma demanda que superou as expectativas da unidade, que é gerida pela Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). “Formaram filas na frente da unidade para se inscrever no curso, então vimos que tinha um público grande que queria participar. Por isso, continuamos abrindo novas turmas, capacitando essas pessoas, que são pessoas de baixa renda, que moram nas imediações do hospital e que buscam se especializar e ter uma nova fonte de renda”, explica o diretor-geral do hospital, Saulo Mengarda.

De acordo com o coordenador do curso no Hospital Galileu, Sandro Mendes, que é supervisor de Atendimento e Sustentabilidade, a previsão é de que a próxima turma seja aberta no período de 19 a 30 de novembro deste ano. “A gente percebe que a cada turma que é aberta, os alunos vêm com uma expectativa ainda maior em cima do curso, porque já conhecem um amigo que fez, um parente que fez, então o desafio dos professores é suprir essa expectativa, e acredito que a gente vem conseguindo isso, pois eles ficaram muito satisfeitos”, concluiu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde