Oncológico Infantil empossa novos integrantes da CIPA

Com o objetivo de intensificar a promoção de ações preventivas e garantir a segurança e a saúde dos colaboradores, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), realizou, nesta semana, a cerimônia de posse dos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade.

Formada por 16 integrantes, sendo oito eleitos entre os colaboradores e oito indicados pela Diretoria do Oncológico Infantil, a nova gestão da CIPA para o biênio 2018-2019, assumiu os trabalhos no dia 20/6, após a conclusão do curso obrigatório de Formação de Cipeiros. 

Com direito à faixa presidencial, a colaboradora Patrícia Quaresma, supervisora de Hotelaria da unidade, foi a escolhida para a presidência da Comissão. Para ela, a integração entre os novos cipeiros é o caminho para alcançar os objetivos do grupo. “É uma equipe com colaboradores de setores estratégicos no hospital e que tem muito a contribuir. Percebemos isso logo nos primeiros treinamentos, com as discussões sobre a importância da CIPA e do trabalho de cada um”, ressaltou Patrícia.

Ana Claudia Santos, técnica de Enfermagem no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) no Oncológico Infantil, é uma das novas integrantes da CIPA e pretende levar a experiência das campanhas de sensibilização sobre higiene no ambiente hospitalar para a Comissão. “É um trabalho de prevenção e de orientação diária com o mesmo objetivo, que é a segurança de todos”, explicou.

Responsabilidade de todos

Para a diretora Administrativa e Financeira do Oncológico Infantil, Tatiane Santos, a nova CIPA continua o trabalho da Comissão anterior, com o desafio de ser ainda mais atuante na fiscalização e na sensibilização dos colaboradores. “A segurança é uma responsabilidade de todos, e aqui é um cenário que precisar ser analisado, além do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Por isso, a atuação precisa ser constante para que colaboradores entendam o papel da Comissão e se sensibilizem sobre a segurança no trabalho”, destacou a diretora.

Comissão

Patricia Araújo Quaresma (Presidente)
Eliete Barros de Oliveira (Vice-presidente)
Shirley Itatiaia Rodrigues Pires (Secretária)
Ana Claudia Rodrigues Pinheiro Santos
Antônio Bruno Brito de Oliveira
Maria Santana da Conceição Lobato
Lorena Carvalho Santana
Fagner Rodrigo Martins Reis
Wender José Rodrigues Vasconcelos
Walmir do Espírito Santo Lopes
Viviane Andreia Lesses
Dorinei Ribeiro de Vasconcelos
Francisca Rosiane Pereira da Silva
Daiane Nogueira da Silva
Gilvania Oliveira da Silva
Tirza Cipriano Silva Ferreira

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde