Informações sobre segurança do paciente são debatidas durante festa junina no IEC

Nos dias 25 e 26 de junho, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu uma festa junina para integrar os colaboradores da unidade e reforçar as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Os colaboradores participaram de diversas brincadeiras, como boca do palhaço, pescaria e argolas, em que responderam perguntas sobre as seis metas de Segurança do Paciente, com foco na correta higienização das mãos, medida essencial para reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados em saúde.

Outra atividade proposta foi a tradicional quadrilha junina, com um desafio adicional: os noivos deviam vestir corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, óculos, máscara e avental (também conhecido no ambiente hospitalar como capote).

Os 100 colaboradores que mais pontuaram nas brincadeiras, durante os dois dias de evento, receberam um saquinho com doces típicos, como pé de moleque, doce de abóbora, paçoca, dentre outros. A festa junina especial contou com bolo e refrigerante para todos os participantes.

A ação foi realizada por três áreas do IEC: Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP); Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH); e o Núcleo de Educação Permanente (NEP). “A ideia foi promover um evento bem diferente e criativo. Os colaboradores puderam aprimorar seus conhecimentos sobre as seis metas de Segurança do Paciente, de maneira descontraída, mas sem perder o foco na informação”, comentou Andréa Rodrigues, coordenadora do NQSP da unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde