Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) orienta os colaboradores sobre o descarte correto de materiais

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), no bairro Forte São João, em Vitória, realiza até esta quarta-feira (13) o treinamento de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, com intuito de orientar e sensibilizar seus profissionais sobre a separação e o descarte correto dos resíduos hospitalares. A capacitação está inserida no planejamento da Comissão de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do hospital.

A capacitação, com duração de três dias, começou na segunda-feira (11). Para torná-la mais participativa, os colaboradores foram divididos em grupos. Cada equipe recebeu um envelope lacrado com materiais e a proposta era explicar sobre os tipos de resíduos, suas classificações, o manejo, a segregação e o descarte dos objetos.

Uma das participantes da dinâmica, a supervisora de Hotelaria e integrante da Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS), Elen Fernanda Rodrigues, explicou para os colegas os benefícios do descarte correto dos materiais. “Devemos ser multiplicadores de ações positivas, inclusive entre nossa família e amigos. Quando há consciência ambiental, promovemos segurança, saúde e uma política sustentável, beneficiando a nossa e a geração futura”, disse.

O PGRSS tem como objetivo a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente, seguindo as legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a resolução RDC 222, junto ao decreto de número 17060, e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a resolução de número 358.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde