Hospital Yutaka Takeda realiza campanha de higienização das mãos

Diversas atividades fizeram parte da campanha de higienização das mãos promovida pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA). A programação contou com o jogo de perguntas e respostas sobre as medidas preventivas para redução de infecções na unidade, apresentação dos nove passos para correta higienização das mãos e a avaliação das mãos na caixa de luz negra depois de higienizadas.

Segundo a enfermeira do Serviço Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Juliana Leme, a ação acontece anualmente para reforçar a importância de controlar a infecção hospitalar. Neste ano, a campanha veio com um formato diferente, para fixar melhor as informações, por este motivo o tema escolhido foi “Aprendendo a reduzir a infecção”. “Fizemos uma gincana separando os colaboradores por equipes para que eles mesmos testassem seus conhecimentos sobre os nove passos da higienização das mãos e os cinco momentos, as medidas precauções de contato e as diretrizes do SCIH, que são orientações relacionadas ao uso de adorno, a ingestão de alimentos em locais que não são próprios, entre outros”, explicou Juliana.

Satisfeita com o aprendizado, a assistente administrativa, Dolores Kuster, relatou que a campanha foi bem dinâmica. “Foi muito divertido. Relembramos na prática cada passo para a correta higienização das mãos e todos tivemos a oportunidade de participar das brincadeiras, que ajudam a fixar as informações”, disse Dolores.

Higienizar corretamente as mãos é um ato simples que se traduz na forma mais eficiente para prevenir a infecção hospitalar. Deixar de higienizar as mãos pode significar a manifestação de infecções e viroses que, aparentemente, surgem sem causa, já que cerca de 80% das doenças infecciosas são transmitidas pelas mãos. Dada a importância do ato, o Hospital Yutaka Takeda promove a capacitação periódica de seus colaboradores, possui protocolo de higienização das mãos implantado e ainda conta com uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde