Acidente Vascular Cerebral é tema de reunião dos médicos

As causas, os tipos e tratamentos do acidente vascular cerebral (AVC) foram pontos abordados durante encontro dos médicos do Hospital Estadual São Lucas, realizado no dia 30/05, no auditório do hospital.

Durante a apresentação, a neurologista do hospital, Fernanda Suzano, explicou para os colegas que as doenças cerebrovasculares são a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Dados da OMS apontam que o AVC atinge 16 milhões de pessoas, sendo 10% dos óbitos em todo o mundo.

Um dos métodos utilizados para avaliação rápida de um paciente, quando há uma suspeita de AVC é a escala de Cincinnati. “Essa metodologia consiste em avaliar três pontos simples: fraqueza em braço, alteração de fala e assimetria de face”, explicou Fernanda.

O tema AVC é um dos assuntos que o Hospital Estadual São Lucas tem citado nas reuniões com o corpo clínico. Mensalmente, a diretoria técnica se reúne com os médicos para alinhamento das atividades, além de estudos de casos.

 

Sobre o Hospital São Lucas

O Hospital Estadual São Lucas é um hospital público, referência capixaba no atendimento de traumas. Ele é mantido pelo governo estadual e administrado pela entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde desde dezembro de 2015.

 

  Sobre a Pró-Saúde

Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. A sua sede administrativa está localizada na capital paulista.

 Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS. Também faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, na cidade de São Paulo.

 Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde