Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) promove palestra para estudante de Enfermagem

Alunos do primeiro período do curso de Enfermagem participaram, na manhã desta segunda-feira (28), de uma palestra sobre doação de órgãos, conduzida pela enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), Ana Paula Curty Stinghel. O evento aconteceu numa faculdade particular de Vitória.

Ana Paula explicou para os alunos os processos para a doação de órgãos e a importância de as pessoas comunicarem, em vida, a intenção de doar. “A doação de órgãos é consentida e não presumida, ou seja, ela só pode acontecer a partir da autorização de parentes de primeiro e segundo graus do doador falecido – irmãos, cônjuges, pais ou filhos”, disse.

A enfermeira acrescentou que, antigamente, o doador podia expressar sua vontade de doar, registrando na carteira de identidade e na carteira nacional de habilitação (CNH), porém, essa alternativa tornou-se inválida em dezembro de 2000.

A estudante Simone Cristina destacou a palestra como uma oportunidade de aprendizado. “Em muitas ocasiões, a falta de informação é um dos motivos para negar a doação. Muitas vidas poderão ser salvas, se houver maior conscientização das pessoas sobre o assunto”, concluiu.

 

Sobre o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) é um hospital público, referência capixaba no atendimento de traumas. Ele é mantido pelo governo estadual e administrado pela entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde desde dezembro de 2015.

 

Sobre a Pró-Saúde

Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. A sua sede administrativa está localizada na capital paulista.

 Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS. Também faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, na cidade de São Paulo.

 Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde