Gestores do Hospital Metropolitano usam treinamento para desenvolver liderança

Confiança, cooperação e trabalho em equipe. Um bom gestor deve saber trabalhar estas e outras situações no seu dia a dia. Pensando nisso, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência promoveu um treinamento no clube Espadarte, em Belém, envolvendo 48 gestores da unidade. O objetivo? Integrar cada vez mais a equipe e mostrar aos colaboradores como o engajamento de todos é fundamental para a qualidade do trabalho.

'Momentos como esse reforçam a importância do pertencimento dentro de nossa instituição. Dessa forma, somamos forças para trabalhar com um olhar diferenciado, o da empatia. Essa integração permite que os colaboradores se conheçam melhor e descubram o perfil de cada um, fortalecendo a união, o respeito mútuo e o trabalho em equipe, criando assim um clima organizacional extremamente favorável e prazeroso, estimulando o bom relacionamento e criando um laço de amizade como a grande família que verdadeiramente somos', afirma a analista de treinamentos do Núcleo de Educação Permanente do Hospital, Rose Monteiro.

O treinamento, denominado 'Team Building', foi ministrado pela coach Tânia de Miranda e consistiu em um conjunto de atividades físico-lúdicas para reforçar alguns itens do trabalho de liderança – teve futebol de sabão, atividades com bambolê, dinâmica com balões, entre outras. Os participantes foram divididos em quatro times e os membros só conseguiriam executar as provas ajudando uns aos outros, trabalhando em equipe. Quem participou, aprovou a iniciativa. “Para mim foi muito proveitoso. Todos participaram da ação e trabalharam em grupo, algo que é muito importante incentivar dentro do hospital. O curso foi pra mostrar que não trabalhamos individualmente, mas sim todos juntos”, destaca Marcos Willians, coordenador de enfermagem da Agência Transfusional.

Para a coach Tânia de Miranda, o resultado da atividade foi muito positivo e mostrou como a cooperação entre pessoas de diferentes idades, maturidades e mentalidades pode ser fundamental para alcançar grandes objetivos. ”Tivemos aqui um grupo diferenciado, diverso, de gerações diferentes. Jovens e pessoas da terceira idade, profissionais maduros e outros em início de carreira trabalhando juntos. Posso dizer que o Hospital Metropolitano tem um time de gestores que, se permanecer unido e com esse desejo de superação, de fazer cada vez melhor, a médio prazo pode chegar a alta performance. Eu fiquei muito feliz. É um grupo fantástico, alegre e que tem tudo para conquistar tudo o que deseja como grupo e pessoas”.

O treinamento das lideranças faz parte do processo de acreditação do Hospital Metropolitano, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Segundo o diretor-geral da unidade, Itamar Monteiro, atividades como essa têm sempre um reflexo positivo nos colaboradores.'Toda ação voltada para integração da equipe tem sempre um grande caráter positivo e enriquecedor e não foi diferente no encontro da nossa equipe de líderes, através do treinamento team building. O evento foi muito importante para que nós gestores, fora de nosso ambiente de trabalho, pudéssemos desenvolver a liderança através da realização de tarefas e dinâmicas. Fiquei muito feliz com o resultado desta experiência. Conseguimos descontrair e ao mesmo tempo conhecer melhor nossos líderes. Posso resumir como um momento de forte inspiração, reflexão e desafio. Eu e os gestores fomos fortemente impactados pela experiência e certamente usaremos em nossas vidas particulares e profissionais todos os aprendizados deste dia', concluiu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde