Dias das Mães é celebrado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

As pacientes, acompanhantes e profissionais que são mães foram surpreendidas com uma homenagem antecipada na manhã desta quinta-feira (10), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), localizado no bairro Forte São João, em Vitória (ES). O Dias das Mães é comemorado no próximo domingo (13).

Para celebrar essa data tão importante, músicas foram tocadas nos corredores do hospital e as pacientes receberam uma pequena lembrança. 

Acompanhando a tia que está internada na enfermaria, Natalia de Souza não conseguiu controlar a emoção quando ouviu as canções. “Achei maravilhosa a ideia do hospital em trazer música para os pacientes. As pessoas estão debilitadas, algumas tristes, pois vão passar o Dia das Mães longe da família. Trazer a música para o hospital é uma oportunidade de alegrar e confortar as pessoas”, disse a acompanhante.

A ação também acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 10h. Já na parte da tarde, às 16h, as colaboradoras que estão gestantes, vão participar de um bate-papo, desenvolvido pela enfermeira do hospital, Cleide Costa. “Vamos falar dos desafios da maternidade e dar algumas dicas de cuidados com os bebês nos primeiros dias de vida”, comentou.

Mãe de uma menina, Cleide viu o encontro como uma oportunidade de trocar experiências e celebrar esse momento tão importante na vida de uma mulher. “Ser mãe é algo inexplicável. Aprendemos todos os dias e compartilhar com outras mulheres essa experiência significa contribuir e aprender um pouco mais”, concluiu.

 

Visitas no dia das Mães

Por conta do Dia das Mães (13), os pacientes que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) poderão receber seis visitantes, sendo três pessoas em cada turno: manhã (11h30 às 12h30) e tarde (16h às 17h),

As unidades fechadas (UTI e UADC) são ambientes mais hostis, com normas e horários mais rígidos, porém, necessários para o tipo de cuidados realizado. “Quando pensamos na possibilidade ou momentos para humanizar esses ambientes, aproximar a família é uma das alternativas para tornar esses espaços mais acolhedores. Escolher datas comemorativas como o Dia das Mães é um momento oportuno para desenvolver a empatia diante do sofrimento de famílias e pacientes, propiciando benefícios no tratamento e na recuperação dos pacientes internados”, explicou Caroline Santos Pimentel, psicóloga do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

Já nas Unidades de Internação (enfermarias), o número de visitantes continua sendo seis pessoas (duas por vez), entre 14h e 18h30.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde