Nutrição Clínica do HEGV participa de evento que discute novos métodos de jejum para pacientes cirúrgicos

A coordenação de nutrição da Clínica do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro, esteve presente no evento Projeto 'XI ACERTO' (Aceleração da Recuperação Total Pós-Operatória), um programa que visa acelerar a recuperação pós-operatória de pacientes, baseado no protocolo europeu ERAS (Enhanced Recovery After Surgery).

O evento aconteceu nos dias 20 e 21/04, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O objetivo do projeto foi discutir a utilização de rotinas desgastantes para o paciente cirúrgico, como o jejum no pré e pós-operatório, além do uso indiscriminado de antibióticos.

Nos dois dias de evento, os convidados participaram de palestras, simpósios e apresentações de casos clínicos. Para a coordenadora de Nutrição Clínica do HEGV, Cristieli Soares, os novos métodos impactam diretamente na recuperação do paciente e a equipe de nutrição é fundamental na implementação deste projeto. “Os resultados apontam um menor tempo de internação hospitalar e diminuição nas taxas de complicações cirúrgicas e de mortalidade”, ressaltou. Segundo dados do projeto 'XI ACERTO', este protocolo diminui, em média, 30% das despesas com pacientes cirúrgicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde